Quais as necessidades nutricionais no jovem atleta?

Atleta
Atleta

26 Julho 2022 | Nutrição

26 Julho 2022 | Nutrição

A prática de atividade física é recomendada para qualquer idade, devendo ser estimulada desde a infância para que sejam criados hábitos regulares desde cedo.

Quando falamos em desporto de competição, a exigência física e de treinos é aumentada, e os treinos começam desde tenra idade. Em algumas modalidades os atletas atingem o seu auge quando estão na adolescência e/ou são jovens adultos, pelo que o acompanhamento nutricional nesta fase é crucial. Uma adequação nutricional é de extrema importância, para o desempenho físico e desportivo assim como para promover o melhor desenvolvimento e maturação corporal do atleta.

Caso o exercício físico intenso na infância seja associado a uma nutrição desadequada, poderá haver comprometimento do crescimento esquelético na criança independentemente do sexo da mesma. Deste modo, é importante garantir uma monitorização tanto do crescimento, como um balanço na ingestão energética diária.

De acordo com as diferentes modalidades, poderá haver a necessidade de provocar um défice calórico, como por exemplo, em desportos de ginástica ou onde a competição seja categorizada por pesos, no entanto, esse défice não deverá ser crónico, pois poderá levar a diminuição da performance e comprometer o crescimento e desenvolvimento.


Necessidades nutricionais

Hidratos de Carbono

Em todos os atletas (de qualquer idade), a ingestão de Hidratos de Carbono é crucial para o correto funcionamento do sistema muscular, e nos jovens este parâmetro permanece igualmente importante, pois apenas com um bom aporte deste nutriente é possível garantir uma reposição das reservas de glicogénio muscular.

Embora sejam poucos os dados de referência, em termos práticos, as recomendações de Hidratos de Carbono apontam para 50% da ingestão energética diária. E caso seja pretendido uma maior reposição do glicogénio, poderão ser favorecidos Hidratos de Carbono de alto índice glicémico.

Proteína

É do conhecimento que este macronutriente tem uma enorme associação com o aumento/desenvolvimento de massa muscular, permitindo melhores adaptações ao ritmo de treino, assim como uma reparação dos tecidos pós-treino.

Além desta situação, os adolescentes, por causa da fase de maturação em que se encontram, tem necessidades proteicas aumentadas, sendo mais uma vez importante garantir um adequado aporte proteico, para evitar comprometimento da performance e crescimento.

Quando às recomendações os valores para os jovens atletas são muito semelhantes aos indicados para o atleta adulto, devendo ser adequado de acordo com a modalidade praticada, sendo superior em desportos de força (1,2 a 1,7g/kg/dia) e ligeiramente inferior em desportos de endurance (1,2 a 1,4g/kg/dia).

Gordura

Tal como os nutrientes referidos anteriormente, as Gorduras têm também o seu papel no funcionamento corporal, pelo que a sua ingestão diminuída e restrição prolongada poderá trazer efeitos nocivos ao corpo do atleta.

Tal como numa alimentação de um não atleta, mantém-se a preferência por ácidos gordos insaturados, pelos seus diversos benefícios. Neste caso, é aconselhado a que o consumo de gorduras saturadas não ultrapasse os 10% do valor energético total.

 

Acima de tudo, tal como é recomendado num atleta adulto, o acompanhamento nutricional de um jovem atleta é de extrema importância, tanto para poder ter uma melhor performance e resultados desportivos e impedindo que isso lhe traga consequências negativas em termos de desenvolvimento físico e corporal.

 

Nutricionista, Jacinta Mendes
3341N

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!