Plano de Marketing passo a passo para o seu Ginásio

Principais passos para criar um bom Plano de Marketing para o seu Ginásio
Principais passos para criar um bom Plano de Marketing para o seu Ginásio

19 Outubro 2021 | Marketing

19 Outubro 2021 | Marketing

As ações de Marketing tardam em trazer os resultados esperados? Se continua a investir tempo e dinheiro que não se refletem em crescimento e vendas, está na altura de repensar o seu Plano de Marketing.

Muitas vezes as empresas não conseguem dedicar o tempo e foco necessários à criação de um Plano de Marketing abrangente, estruturado e pensado a longo prazo. Os ginásios não são exceção. Criar um Plano de Marketing é essencial para os ginásios que querem crescer e atuar de forma estratégica. Evite cometer erros na sua estratégia de Marketing. Neste artigo damos-lhe as dicas necessárias para o fazer, passo a passo.


Plano de Marketing: por onde começar?

O primeiro passo para implementar um Plano de Marketing, será realizar um estudo detalhado do seu ginásio, através do levantamento das seguintes informações:

• História;
• Caraterísticas;
• Equipa;
• Stakeholders;
• Público-alvo.

A elaboração de um Plano de Marketing é exigente e requer um estudo profundo do ginásio e das suas diversas variáveis (ambiente externo, comportamento do consumidor, alterações tecnológicas, situação da concorrência, etc.). O ideal é começar com um plano simples e eficaz, facilmente ajustável. Noutros ginásios com maior complexidade, poderá ser necessário desenvolver um plano mais detalhado.

São vários os aspetos para elaborar um Plano de Marketing:

• Qualidade;
• Consolidação;
• Organização da informação;
• Planeamento estratégico;
• Identificação dos segmentos de mercado;
• Política de determinação de preços;
• Acessibilidade;
• Comunicação Online e Offline.

O Plano de Marketing é um documento que descreve a estratégia de Marketing, incluindo normalmente seis fases. Cada uma destas fases deve estar devidamente calendarizada, com o descritivo das tarefas e respetivas datas de execução e conclusão. Vamos descrever em maior detalhe cada uma destas fases.

 

Fases de um Plano de Marketing

1. Diagnóstico
2. Objetivos
3. Segmentação, mercado-alvo e posicionamento
4. Marketing Mix
5. Orçamento
6. Resultados

 

1. Diagnóstico:

Para definir o que terá que fazer no seu Ginásio, é necessário analisar a situação atual. Para o efeito existem duas ferramentas de análise:
– Análise PEST (Política, Económica, Social, Tecnológica), permite perceber o contexto envolvente do seu ginásio, utilizada na estruturação de um negócio, servindo de estratégias e avaliação dos melhores caminhos a seguir.
– Análise SWOT, traçado o cenário inicial, esta análise identifica os pontos fortes e fracos do seu ginásio e a partir deles, as oportunidades e as ameaças que poderão ocorrer.

 

2. Objetivos

Todo o plano é feito de objetivos, que no caso concreto do seu ginásio podem ser aumento de vendas, reconhecimento da marca, reconhecimento de produtos e serviços, entre outros. Os objetivos devem ser SMART: específicos, mensuráveis, realistas, atingíveis e definidos no tempo.

Exemplo:
• Aumentar em 20% o volume de faturação no segundo semestre de 2021.
• Aumentar em 10% o número de sócios inscritos no período de Verão.
• Atingir 20000 seguidores nas redes sociais até ao final de 2021.

 

3. Segmentação, mercado-alvo e posicionamento

Para segmentar um mercado-alvo é necessário escolher um conjunto de consumidores com um perfil pretendido. É para isso que existe a segmentação de mercado: para que o seu ginásio possa focar um determinado grupo de pessoas com características iguais (ou praticamente iguais). Ao descobrir este grupo é muito mais fácil fazer um produto que satisfaça as necessidades e expectativas do seu público-alvo, pois ele já estará em determinado segmento escolhido pela empresa.

 

4. Marketing Mix

É uma das estratégias fundamentais, onde vai definir as variáveis que podem ser controladas pelo ginásio.
• Produto;
• Preço;
• Promoção;
• Pontos de venda.

O que significa dizer que ao criar um produto é preciso saber quem é a pessoa que o vai consumir, determinar um preço que esteja de acordo com aquilo que o mercado está disposto a pagar e escolher um local de vendas no qual esse consumidor esteja presente – e se identifique – e, finalmente, trabalhar na divulgação apropriada para dar a conhecer o produto.

 

5. Orçamento

É imperativo calcular todos os investimentos de cada fase do plano, de acordo com o orçamento, e perceber qual o impacto das atividades de marketing esperado nos resultados finais da operação. Ter um orçamento definido irá garantir que não há derrapagens orçamentais, maximizando o ROI.

 

6. Resultados

Será necessário avaliar os resultados obtidos no seu ginásio através da implementação do Plano de Marketing. Defina no Plano de Marketing como e em que fases vai monitorizar os resultados, de forma a poder agir sempre que algo corra fora dos objetivos esperados.

O Plano de Marketing nunca termina e está em constante mudança, exigindo que seja atualizado constantemente. Identifique os pontos que precisa de melhorar e garanta ótimos resultados na sua estratégia de Marketing.

Considera que esta informação foi útil? Que temas gostaria de ver abordados em publicações futuras? Fique à vontade para deixar o seu feedback nos comentários.

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!