5 erros a evitar na estratégia de Marketing Digital

Estratégia Marketing Digital
Estratégia Marketing Digital

10 Agosto 2021 | Marketing

10 Agosto 2021 | Marketing

Definiu uma estratégia de marketing digital e os resultados demoram a aparecer? É essencial perceber o que pode estar a correr menos bem. Só dessa forma pode levar a cabo as ações necessárias para corrigir e melhorar a sua estratégia. Identificar alguns dos erros no marketing digital possibilita melhorar os resultados, evitando o desperdício de tempo e dinheiro.

Por isso elaborámos uma lista de alguns erros mais comuns numa estratégia de marketing digital.


1. Não ter uma proposta única de valor

O que é que distingue o seu negócio da concorrência? A resposta a esta questão é essencial para criar uma oferta que os clientes identifiquem como única e credível. Para criar a proposta única de valor, precisa de analisar:
• A dor, desejo ou necessidade do seu potencial cliente, que o mercado não satisfaz;
• Os pontos fortes e pontos fracos do seu negócio;
• Os pontos fortes e pontos fracos da concorrência
• De que forma o seu produto ou serviço responde às necessidades do cliente;
• O que é que os potenciais clientes procuram.

A sua proposta de valor deve transmitir todos os benefícios que o seu negócio vai oferecer. A mesma deve ser clara, concisa e transparente. Segundo o blog da rock content, os benefícios podem ser divididos em 4 categorias: impacto social, mudança de vida, benefício emocional e benefício funcional.

 

2. Não ter planeamento e objetivos definidos

“Quem falha em planear, planeia em falhar.” Sem um plano de marketing digital devidamente estruturado e detalhado, será muito difícil obter bons resultados. Quando isto acontece, atua-se muitas vezes por intuição ou impulso. Isto não é necessariamente um fator negativo, contudo deve-se moderar através de um plano, com ações ordenadas, estruturadas e devidamente agendadas.

Construa um plano de marketing digital simples e eficaz, que possa ser ajustado em função de variáveis (mudanças no mercado, alteração do comportamento do cliente, novas tecnologias, etc.). Veja neste artigo os principais passos para criar um bom plano de marketing.

 

3. Estar presente em todas as redes sociais

Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube, Twitter, Tiktok…estar presente em todas as redes sociais não é uma obrigatoriedade! Defina as redes sociais em que faz sentido estar presente de forma estratégica. Ou seja, nas redes sociais onde está o público-alvo e onde possa gerar valor (e oportunidades de negócio) com conteúdo útil e relevante. É um erro muito comum criarem-se contas em todas as redes sociais e depois não ter consistência e qualidade nas publicações.
Resumindo, menos é mais.

 

4. Não ter um plano de conteúdos

As empresas que cultivam a sua audiência com conteúdos de qualidade, úteis e apelativos geram mais tráfego, mais leads e mais vendas. Criar conteúdos atrativos para o seu público-alvo é fundamental na estratégia de marketing digital. É sem dúvida a melhor forma de criar uma relação de confiança.

Quanto ao conteúdo em si, é importante ter em conta que a maioria das publicações NÃO deve ser comercial. Aposte em conteúdo informativo e educativo. Felizmente existem diversas opções de formatos e ferramentas para criar ótimos conteúdos.

O vídeo é sem dúvida um dos melhores formatos para criar conteúdos. Desde Facebook Stories a Instagram Stories, ou fazer lives no Youtube para mostrar algo que está a acontecer em direto, as escolhas imensas. O formato de texto também é importante. Se a sua página web ainda não tem um blog, está a perder uma grande oportunidade de ser encontrado nas pesquisas do Google. Sugerimos que leia as 10 dicas para escrever o artigo de blog perfeito. O formato de imagem tem também várias opções que deve considerar, desde infográficos a fotografia, 3D ou QR Code. Por fim, o áudio é um formato de conteúdo que pode considerar, em particular os podcasts. É um formato muito versátil, podendo ser consumido na viagem para o trabalho, no carro, nos tempos de espera, etc.

 

5. Não definir prioridades

São tantas as coisas que se podem fazer no âmbito do marketing digital, que muitas vezes se quer fazer tudo. Isso é impossível e vai fazer com que perca tempo e dinheiro.

Por onde deve começar? Não existe uma fórmula mágica, mas existem aspetos que são prioritários. Comece pela estratégia de marketing digital, onde se incluem os objetivos, métricas e KPI. Ter um website rápido, otimizado para o mobile e com o blog atualizado deve ser outra prioridade. Definir um plano de conteúdos é outra prioridade que deve considerar, criando conteúdos de valor para o blog e para as redes sociais. Se ainda não o fez, considere apostar em e-mail marketing. Por fim, implementação de SEO e investimento em Social Ads e Google Ads.

Defina prioridades e teste as opções ao seu dispor. Só assim pode medir o sucesso (ou insucesso) das ações implementadas, perceber o que funciona e o que deve descartar. Aprenda a “filtrar” as suas ideias e foque-se ao máximo em 2 ou 3 ações de cada vez, ao invés de querer fazer 10 coisas “mais ou menos”.

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!