Redes sociais para Ginásios: porque deve apostar?

Redes Sociais para Ginásios
Redes Sociais para Ginásios

8 Setembro 2020 | Marketing

8 Setembro 2020 | Marketing

Devo apostar nas redes sociais para fazer marketing do ginásio?

O ginásio deve estar presente em todas as redes sociais?

Em relação à primeira questão, a resposta é um redondo SIM. São vários os benefícios que o ginásio pode obter por estar presente nas redes sociais.

Em relação à segunda questão, vale a máxima que “menos é mais”. Algumas redes sociais podem ser úteis ao seu negócio, outras não. Estar nas redes sociais a “qualquer custo” não é garantia de maior visibilidade, uma imagem mais forte ou aumento do número de inscritos.

O mundo das redes sociais avança a uma velocidade vertiginosa, que nem sempre é fácil acompanhar. Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, Tik Tok, Google My Business, Spotify, Youtube, Vimeo, Twitter….A lista é enorme e a escolha pode ser um grande desafio.

Essa escolha deve, por isso, responder a um plano de marketing. Ou seja a presença do ginásio nas redes sociais deve ser ponderada e adaptada às características do negócio, ao público-alvo e aos objetivos.

Se ainda não o fez, neste novo artigo vai conhecer os principais motivos porque deve apostar nas redes sociais.

– Porque é que o ginásio deve estar presente nas redes sociais? 

1. As redes sociais permitem comunicar com os clientes e potenciais clientes de forma direta

A presença nas redes sociais permite não só comunicar com os clientes que já temos, como também chegar a novos clientes. Devido à sua natureza interativa e bidireccional, podemos comunicar com as pessoas, responder a questões, ler comentários, partilhar vídeos, saber opiniões ou tendências no sector. Essa é aliás a chave para uma estratégia bem-sucedida: ouvir as pessoas. É precisamente com esse feedback que podemos a cada dia conhecer melhor os clientes, os potenciais clientes e perceber o que se pode melhorar para oferecer uma experiência ainda mais gratificante.


2. As redes sociais fortalecem a imagem do ginásio

As redes sociais trouxeram uma grande diversidade nos formatos, que permitem mostrar o seu ginásio em diferentes pontos de vista. Pode, por exemplo, fazer um vídeo no Instagram sobre o dia-a-dia no seu ginásio. Se preferir pode partilhar uma notícia no Facebook, uma recomendação no LinkedIn ou enviar uma mensagem personalizada por Whatapp. Pode preferir um tom mais informativo numa rede social, e utilizar outra para humanizar a marca. As escolhas são praticamente infinitas, desde que partilhe conteúdo de qualidade.


3. Aumentam o tráfego e melhoram o SEO 

As redes sociais são uma ferramenta muito boa se pretender aumentar as visitas ao seu website. Com planeamento, consistência, frequência e bons conteúdos vai gerar maior interesse nas pessoas em conhecer o seu negócio. São também um canal essencial para melhorar o posicionamento orgânico nos motores de busca. Disso resulta maior visibilidade e melhores resultados.

 

4. Não requerem “grande” investimento

Sem dúvida que é necessário haver investimento se quiser impactar um grande número de clientes na hora de divulgar um produto ou serviço. Os anúncios, vídeos, imagens ou textos que publica nas redes sociais devem ter qualidade, bom gosto e profissionalismo. Isso comporta um custo em equipamento e recursos humanos que deve ser considerado. Ainda assim, mesmo que não tenha um grande orçamento disponível, pode criar conteúdos muito bons em vários formatos e de forma gratuita. As redes sociais por sua vez apresentam diversas funcionalidades que facilitam a sua utilização e aprendizagem, com óptimo resultado final.

 

5. Porque permitem analisar a concorrência

As redes sociais são uma verdadeira mina de informação útil na hora de conhecer e estudar a concorrência. Através das redes sociais podemos identificar muito rapidamente novas estratégias e conhecer as tendências do próprio sector. Isto permite chegar a conclusões sobre melhorias que podem ser implementadas no nosso próprio negócio.

 

6. Porque tem uma grande riqueza e diversidade de formatos

Quer fazer networking? Utilize o LinkedIn. Quer uma plataforma eficaz para fazer anúncios e analisar dados? Opte pelo Facebook. Quer trabalhar a comunicação com imagens apelativas e bem cuidadas? Escolha o Instagram. Quer fazer um vídeo irreverente e num tom mais relaxado? Pondere o Tik Tok.
Mais uma vez a escolha da rede social depende da sua audiência. Experimente as várias opções de formatos e conteúdos e descubra o que funciona melhor para o seu negócio.

 

Devo estar presente em todas as redes sociais?

Qual é ou quais são as redes sociais que os seus clientes utilizam? Onde estão os seus potenciais clientes? Como é que procuram informação, novidades ou opiniões sobre ginásios e o mundo do fitness?

Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube…experimente as diversas possibilidades, teste com diferentes conteúdos e analise as métricas relevantes. Selecione apenas aquelas que melhor se adequam às suas necessidades e onde pode estar MESMO presente com conteúdo de valor, consistência e frequência. Lembre-se que “menos é mais”: é preferível ter uma presença sólida e eficaz numa rede social, do que dispersar por todas e não obter resultados.

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!