6 Dicas para aumentar a interação nas Redes Sociais

Redes Sociais
Redes Sociais

13 Julho 2021 | Marketing

13 Julho 2021 | Marketing

Define-se por engagement, ou interação, o envolvimento de utilizadores numa publicação. Comentários, partilhas ou reações contribuem para aumentar a taxa de interação, também designada por engagement rate.

A taxa de interação é uma métrica essencial para medir a eficácia das suas publicações nas redes sociais.
Algumas das vantagens da interação são:
• Construir relações duradouras e de confiança entre os parceiros e a marca;
• Fortalecer a lealdade à marca;
• Aumentar o brand awareness;

De seguida, vamos partilhar algumas dicas para aumentar a interação nas redes sociais.


Publique em vários formatos

As redes sociais dispõem de diversos formatos que pode e deve explorar. Quantos mais formatos testar, mais clareza terá sobre os que funcionam melhor em termos de interação. Imagens, infográficos, stories, reels, carrosséis ou lives são algumas das opções ao seu dispor. O Instagram é normalmente uma rede social que funciona muito bem para ginásios.
Nesse sentido também é importante utilizar os formatos de forma criativa: jogos interativos em stories, questões ou sondagens são opções a ter em conta para suscitar a curiosidade da audiência.


Aposte em conteúdos visuais apelativos

Em artigos anteriores falamos da importância de criar textos de venda impactantes. O mesmo também se aplica às imagens e aos vídeos. Se o conteúdo visual for pobre, é pouco provável que a audiência tenha interesse em olhar, interagir, muito menos partilhar. O conteúdo visual deve consistir de ilustrações, infográficos, fotografias, imagens, vídeos ou até mesmo boomerangs de máxima qualidade, que chamem a atenção.

Se as ferramentas de desenho como o Photoshop não são o seu ponto forte, pode recorrer a algumas opções gratuitas, para dar azo à sua criatividade. Ainda assim, vale a pena considerar o investimento num designer profissional.

 

Interaja com os utilizadores

Um erro muito frequente é não responder aos comentários dos utilizadores. Afinal de contas, se alguém dedicou tempo a fazer um comentário, é natural que responda ao mesmo para esclarecer ou agradecer. O mesmo é válido para qualquer tipo de interação, como por exemplo a partilha de um conteúdo.

Por outras palavras, a interação é uma relação, uma conexão que estabelece com a sua audiência. Quanto mais estiver presente, mais forte se torna esta relação, e a probabilidade de haver interação nas publicações futuras aumenta. Se deixa o seu público a “falar sozinho”, esta relação (e a taxa de interação) enfraquece.

 

Inclua chamadas à ação (CTA)

Os CTA, ou call to action, são convites diretos à sua audiência para que executem uma determinada ação. Clicar para ver um vídeo no Youtube. Deixar um comentário no post do Facebook. Fazer uma pergunta nas stories do Instagram. Os CTA devem ser feitos de forma simples e correta, sem rodeios, mas também sem forçar. Devem ser curtos e focados nos interesses do seu público.

 

Conte uma boa história

O storytelling é uma técnica que pode utilizar para gerar uma forte conexão com as emoções das pessoas. O objetivo é transmitir uma mensagem única e inesquecível, contando uma história, despertando emoções positivas e gratificantes.

Segundo o site Marketeros de Hoy, a todos nos encanta escutar uma boa história. E os temas são vários:
• Eventos;
• Aniversários;
• Datas comemorativas;
• Projetos;
• Curiosidades;
• Casos de sucesso;
• História da empresa.

 

Partilhe conteúdos de qualidade

Conteúdo original e que aporte valor é a ferramenta mais poderosa para aumentar a interação. No final do dia, tudo se resume a isto: o conteúdo que partilhou suscitou ou não interesse? Mais do que a quantidade, é a qualidade que vai fazer toda a diferença na interação. Só conteúdo realmente criativo e original vai destacar-se dos demais, educando, entretendo e aportando valor.

Se ainda não o fez, aproveite para ler as 10 questões que deve fazer antes de publicar conteúdos. E, já agora, inspire-se com estas dicas de conteúdo para as redes sociais do seu ginásio. Até breve.

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!