10 questões que deve fazer antes de publicar conteúdos

Conteúdos
Conteúdos

11 Fevereiro 2021 | Marketing

11 Fevereiro 2021 | Marketing

Publicar ou não publicar? É provável que já se tenha feito esta questão na hora de colocar aquele post no Facebook ou no Instagram. Será que os seus clientes vão gostar do artigo vai colocar no blog?

Conseguir o equilíbrio entre o perfeccionismo e a ousadia requer reflexão, para publicar conteúdos que acrescentem valor à sua audiência. Por vezes pode não conseguir o efeito desejado, mas aprender com os erros permite melhorar os conteúdos para o futuro.

Antes de publicar, pergunte-se a si mesmo “será que devo fazê-lo?”. Questionar os seus conteúdos é um exercício de melhoria contínua para que tire o maior proveito dos mesmos. Quer seja um vídeo, um artigo, uma imagem, uma frase ou uma storie, os conteúdos que publica devem servir um propósito: acrescentar valor à vida do seu cliente, oferecer soluções, resolver problemas. Se os seus conteúdos não educam, não inspiram, não cativam nem geram interacção, será que vale mesmo a pena serem publicados?

Hoje preparamos um conjunto de 10 questões que se deve fazer na hora de publicar o próximo conteúdo. Esperamos que lhe sejam de grande utilidade.

1. O que estou a oferecer com este conteúdo? 

A mensagem tem de ser clara, objectiva e detalhar aquilo que está a oferecer. Se quer ganhar a atenção de um potencial cliente, ele tem de perceber muito bem a sua oferta. Ou seja, qual a dor ou problema que o conteúdo está a resolver ou solucionar. Por outras palavras, qual o objectivo? Brand awareness? Engagement? Angariar leads? Partilhar informação? Gerar mais tráfego? Oferecer um desconto?


2. O conteúdo é credível?

Fale sobre aquilo que sabe. Apresente conteúdos sobre os quais tem conhecimento, pois isso é fundamental para a sua credibilidade.


3. O conteúdo é relevante? 

Quando o seu conteúdo é relevante as pessoas identificam-se com o mesmo. As palavras, os vídeos, as imagens conectam com a mente do cliente, gerando um efeito de “era mesmo isto que precisava de saber”. Coloque-se no lugar de quem vai ver os seus conteúdos e imagine como essa pessoa se vai sentir. Se o conteúdo não for relevante, a pessoa vai-se aborrecer, e não é isso que deseja!


4. O título é esclarecedor e apelativo?

Um bom conteúdo precisa de um título à altura. Será que a pessoa se sentirá tentada a fazer click? O título é essencial para captar a atenção e gerar tráfego. Invista tempo a pensar nas palavras mágicas que vão tornar o conteúdo irresistível. Pode ler mais sobre o método AIDA e a importância da atenção neste artigo.


5. A mensagem é clara e simples?

Tenha em atenção o seguinte: não pode aborrecer quem está do outro lado. O tempo é precioso e as pessoas facilmente perdem a atenção naquilo que não lhes interessa. Não descure a experiência do utilizador. A mensagem deve ser clara, objectiva e ir de encontro às expectativas.


6. Vou conseguir gerar tráfego? 

Com uma selecção adequada de palavras-chave, pode criar conteúdos que aumentem as visitas ao website. Conteúdos relevantes nas redes sociais, com posts bem elaborados, também fazem toda a diferença. Também pode ver aqui como escrever o artigo de blog perfeito.

 

7. Esta é a melhor hora/dia/data para publicar? 

É recomendável ter um calendário de conteúdos que indique os temas a tratar nas publicações futuras. Prepare o conteúdo com antecedência. Não existe uma hora de publicação melhor que outra, tudo depende do seu negócio, do público-alvo entre outros factores. Precisa de medir os resultados e decidir qual a estratégia que melhor funciona. Para orientação, procure publicar pelo menos um artigo de blog semanal, e todos os dias nas redes sociais. As stories no Instagram, por exemplo, podem e devem ser publicadas várias vezes ao dia. Tenha em atenção que menos é mais. Se não tem conteúdo de qualidade preparado para publicar, não publique.

 

8. Utilizo imagens e vídeos nos posts?

As publicações com imagem ou vídeo geram mais interacção do que apenas texto. Utilize elementos visuais para complementar e dinamizar o seu conteúdo. Utilize imagens com boa qualidade e no formato adequado.

 

9. Posso melhorar em relação às publicações anteriores?

Otimize os conteúdos de forma a cativar e manter o interesse. Fale de temas novos, recicle conteúdos e apresente uma nota de novidade nos seus conteúdos. Surpreenda pela positiva! Se tem dificuldade em criar conteúdos, veja estas 7 dicas.

 

10. Revi o conteúdo?

Esta é uma fase crucial mas muitas vezes descurada. Na ânsia de publicar podem passar despercebidos erros que prejudicam o resultado final. Antes de publicar faça a revisão, uma, duas, dez vezes, as vezes que forem necessárias até ter a certeza que está tudo ok.
Agora sim, pode publicar!

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!