Impacto do consumo de bebidas alcoólicas no Exercício Físico

Bebidas alcoólicas
Bebidas alcoólicas

13 Setembro 2022 | Nutrição

13 Setembro 2022 | Nutrição

As bebidas alcoólicas são resultado da fermentação de açúcares naturalmente presentes em produtos de origem vegetal, tais como frutas e/ou cereais, provocado por leveduras. Podem ser categorizadas como bebidas fermentadas – obtidas através da fermentação alcoólicas dos sumos açucarados; ou bebidas destiladas – resultantes da destilação do álcool produzido durante a fermentação.

São substâncias com efeitos psicoativos, socialmente aceites, com forte vínculo cultural, que provocam alterações no sistema nervoso central, alterando numa fase imediata o comportamento do seu consumidor.

Em nutrição, quando o tema é bebida alcoólica, numa primeira instância surge a questão acerca do volume calórico e teor alcoólico que cada bebida contém. Na área desportiva, o valor calórico é importante, mas é igualmente relevante conhecer os impactos que o álcool tem no corpo, tanto numa fase imediata, como no período após o seu consumo.

O impacto negativo do consumo de álcool tem sido amplamente estudado e têm sido comprovadas alterações e prejuízos na função neural, no metabolismo, no sistema cardiovascular, termorregulação, manutenção da composição corporal e possíveis deficiências nutricionais. Todas estas funções poderão afetar o desempenho e recuperação muscular do atleta.

Os efeitos causados pelo consumo de álcool pode variar de acordo com fatores genéticos, sexo, composição corporal, estado nutricional do individuo e quantidade consumida.


Consumo pré-evento desportivo

O impacto mais imediato do consumo de qualquer bebida alcoólica é a redução do sistema nervoso central. Sendo mais visível o comprometimento da coordenação motora e equilíbrio, tempo de reação e decisão, aumentando o risco de lesões.

Devido às alterações no desempenho aeróbico, também a resistência pode ser prejudicada, diminuindo a gliconeogénese e aumentando os níveis de lactato. Além da modificação do metabolismo, recorrendo ao álcool, em vez de hidratos de carbono e/ou lípidos como principais fontes de energia.


Consumo pós-evento desportivo

Para a recuperação muscular, é importante garantir o restabelecimento dos níveis de glicogénio, reidratação, restauração dos níveis de eletrólitos corporais e estímulo da síntese proteica muscular.

Com o consumo de álcool neste período, todo o restabelecimento muscular é retardado. O álcool é diurético e como tal atrasa o processo de estabilização dos níveis de hidratação corporal, principalmente quando o teor de álcool é superior a 4%.

Impacto nutricional

O álcool fornece 7kcal por cada grama. No entanto, o seu consumo não é isolado, tendo o atleta presente na alimentação outros alimentos fontes de açúcares e/ou gorduras. Como referido, o metabolismo sofre alterações com o consumo de álcool, assim, o adequado aproveitamento do valor calórico proveniente de outros alimentos vai estar influenciado pelo estilo alimentar do atleta, estando este último muitas das vezes com uma grande exigência.

Quando o consumo é excessivo, o álcool pode também provocar alterações na absorção de certos micronutrientes, como a Vitamina B12, Vitamina D e Vitamina B6, comprometendo a saúde, crescimento muscular e desempenho físico.

Embora os efeitos do álcool possam ter uma componente individual, o seu consumo apresenta diversos efeitos negativos, por este mesmo motivo, o seu consumo deve ser evitado, principalmente durante a época em que há uma maior prática de exercício físico.

 

Nutricionista, Jacinta Mendes
3341N

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!