Colagénio, qual a sua utilização?

Colagénio
Colagénio

24 Maio 2022 | Nutrição

24 Maio 2022 | Nutrição

Benefícios da Ingestão de Colagénio

Além de uma boa saúde muscular, para uma boa mobilidade na prática desportiva, a saúde óssea tem também um impacto muito grande.

O Colagénio é uma proteína animal, presente no tecido conjuntivo do corpo. É uma proteína fibrosa constituída por cadeias peptídicas dos aminoácidos glicina prolina, lisina, hidroxilisina, hidroxiprolina e alanina. Por ser principal constituinte dos componentes conjuntivos, é encontrado nos ossos, tendões, cartilagens, dentes, assim como nas veias, pele, músculos e camada córnea dos olhos.

O Colagénio pode ser obtido através de diversas espécies animais, comummente pelos bovinos ou suínos, assim como pelos peixes, estando presente sobretudo na pele e ossos ou espinhas, sendo um subproduto dessa indústria.

Nos diversos estudos apresentados acerca dos benefícios da ingestão de colagénio hidrolisado, os mais evidenciados são:
– Melhoria da firmeza da pele;
– Proteção dos danos das articulações;
– Contribuição para o tratamento da osteoporose;
– Prevenção do envelhecimento;
– Anti-hipertensivo;
– Proteção contra úlceras gástricas.

Dos benefícios anteriormente referidos, em diferentes estudos foi mostrado que o uso de colagénio hidrolisado contribuía para a prevenção da perda óssea.

Uma vez a perda óssea ser um processo provocado pelo desequilíbrio entre a formação e reabsorção óssea, esta irregularidade é caracterizada pela atividade excessiva dos osteoclastos sobre os osteoblastos, provocando o aumento da remodelação óssea. Com o efeito do colagénio na modulação da formação óssea e mineralização da matriz óssea, é possível observar o aumento no crescimento e diferenciação de osteoblastos e redução de osteoclastos.

Além desta evidência, tem-se provado que a utilização de Colagénio tem como benefício na redução de dor e inflamação em situação de osteoartrite, permitindo uma melhor mobilidade geral, dado haver acumulação desta proteína nas cartilagens.

Sendo evidente o aumento da densidade mineral óssea com a utilização do colagénio como suplementação, a proteína é também um constituinte importante da saúde óssea, uma vez que um consumo inadequado de proteína na alimentação também impediria e limitaria a reconstrução óssea.

Uma das maiores evidências relacionadas com o Colagénio é o seu efeito na saúde óssea, aumentando a sua densidade e mineralização, assim como a proteção das cartilagens e redução de dor. Ainda assim, é sempre recomendado o acompanhamento médico, para que haja ajuste das dosagens e seus efeitos.

 

Nutricionista, Jacinta Mendes
3341N

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!