Infográficos: saiba o que é e porque deve apostar

Infográficos
Infográficos

16 Novembro 2021 | Marketing

16 Novembro 2021 | Marketing

Os infográficos são elementos imprescindíveis para a estratégia de conteúdos das empresas. Por definição, o infográfico é uma representação visual que ajuda a apresentar e a compreender dados ou informações mais complexas. Têm como objetivo simplificar a informação de forma visualmente envolvente. Se quer captar a atenção dos seus potenciais clientes, o infográfico é a solução ideal.

Os clientes passam por várias etapas até tomarem a decisão de compra. Até chegarem a essa fase é essencial criar conteúdos atrativos captem a atenção dos potencias clientes. Com conteúdos úteis, apelativos e relevantes conseguirá responder às perguntas dos clientes, satisfazer as suas necessidades e contrariar as suas objeções. Ou seja aumentar a sua confiança até ao momento decisivo da compra.

Já utiliza infográficos na sua estratégia de marketing de conteúdos? Se ainda não o faz, neste artigo vai compreender o grande potencial deste elemento gráfico e a melhor forma de o utilizar.


Vantagens da utilização de infográficos

As vantagens da utilização de infográficas na estratégia de marketing de conteúdos são diversas, como por exemplo:
• As pessoas respondem melhor à informação visual que à informação em texto
• O cérebro humano processa informação visual a uma velocidade superior que a informação em texto
• O infográfico permite apresentar conteúdo denso e complexo de forma clara e simplificada
• O infográfico possibilita trabalhar o branding da empresa com a utilização do logo, das cores da marca e outras informações relevantes
• O infográfico é um tipo de conteúdo facilmente partilhável nas redes sociais
• O infográfico facilita a experiência dos utilizadores, principalmente daqueles que não têm o hábito de ler com regularidade
• As publicações que contém infográficos apresentam mais tráfego do que as que não têm
• O infográfico é reutilizável, podendo ser utilizado em artigos de blog, newsletters ou apresentações, só para citar alguns exemplos.


Caraterísticas de um infográfico:

O infográfico deve passar uma determinada mensagem de forma clara, envolvente e relevante para o utilizador. Para isso existem algumas boas práticas a considerar:

1. Defina o tema e objetivo do infográfico
Na construção do infográfico deve-se começar pelo tema. A partir daí pode definir diferentes objetivos: criar brand awareness, atrair tráfego para o website, criar conteúdo educativo sobre um determinado processo, responder a dúvidas dos clientes, entre outros.

2. Procure fontes de informação (e inspiração)
Existe uma infinidade de possibilidades na hora de criar um infográfico. O mesmo pode ser feito de forma sequencial, com recurso a estatísticas, em estilo de mapa mental, através de listas e uma grande variedade de recursos visuais. Se não sabe por onde começar, o Pinterest é uma fonte inesgotável de ideias para criar um infográfico que se destaque dos demais. Também pode utilizar os recursos do CANVA, uma ferramenta de desenho online onde pode recolher boas ideias sobre diferentes tipos de infográfico.

3. Utilize informação útil e altamente relevante
O infográfico deve proporcionar informação credível, relevante e útil para o utilizador. Isto é válido tanto para o texto como para os elementos visuais utilizados.

4. Selecione cores, tipografia e elementos visuais.
Deve ser definida uma estrutura básica para o infográfico, assim como o desenho e as cores coerentes com a identidade visual da marca. O mesmo se aplica para o tipo de letra, ícones e logo. É essencial manter a consistência e coerência em todos os conteúdos. Seja fiel a um estilo que identifique a sua marca.

5. Escolha um tamanho adequado
Esta etapa requer que se façam alguns testes, pois o infográfico pode ser visto por diferentes utilizadores em diferentes dispositivos e canais. O formato quadrado 1080 x 1080 pode ser uma boa solução para as redes sociais. Por outro lado, também pode criar infográficos em formato storie de 1080 x 1920. Para outro tipo de publicações pode testar com diversos tamanhos e ver o que funciona melhor.

6. Eleja a ferramenta adequada
O Photoshop e o Illustrator são as ferramentas de eleição para criar infográficos profissionais. Se não tem muita experiência com estas ferramentas, o CANVA é uma ótima solução para fazer infográficos de ótima qualidade e totalmente gratuitos.

 

Concluindo o infográfico é um elemento essencial que permite captar a atenção dos utilizadores de forma clara, envolvente e relevante. Se ainda não utiliza infográficos na sua estratégia de marketing de conteúdos, está na hora de começar.

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!