5 dicas para ganhar Atenção do Cliente

5 dicas para ganhar a atenção do cliente
5 dicas para ganhar a atenção do cliente

4 Agosto 2020 | Marketing

4 Agosto 2020 | Marketing

Ganhar a atenção do cliente é a chave para atrai-lo ao processo de compra. No artigo anterior falámos de três expressões para esse efeito: expressões para aumentar a curiosidade, para gerar escassez e para mover à ação.

Hoje voltamos a este tema com mais 5 dicas para criar conteúdos, que pode aplicar no blog, nas redes sociais, nas landing page ou anúncios, entre outros exemplos do ecossistema digital. Estas dicas vão ajudar a perceber melhor como funciona a mente do cliente no momento da compra.

– Em primeiro lugar identifique a dor do cliente 

Esta dor pode ser por exemplo uma necessidade não satisfeita ou um problema que a pessoa quer resolver. Toda a compra começa com uma insatisfação, e precisa de identificar a mesma para oferecer a solução. Ou seja o seu produto ou serviço deve ser a resposta que o cliente precisa para resolver essa dor.

Pensando no exemplo do ginásio:

Qual é o desafio ou problema que o seu cliente quer resolver?

Perder peso, aumentar a auto-estima, sentir mais energia, conhecer pessoas novas, sentir-se jovem, estar em forma para o Verão, acreditar que consegue superar-se a si mesmo, sentir-se menos stressado, sentir-se atrativo etc.


– Em segundo lugar foque-se nas emoções

Uma mensagem sem emoção é uma mensagem vazia, que não coneta com a mente do cliente. As decisões de compra são emocionais. Determine qual é a emoção que quer fazer o cliente sentir, de preferência uma emoção positiva. Ou por outras palavras, como é que o seu cliente se quer sentir depois de ver os seus conteúdos? Essa é a chave para se “colocar” na mente do cliente e criar conteúdos que conetam e vendem.


– Em terceiro lugar tenha personalidade 

Procure ter uma “voz” própria em todos os conteúdos que cria. Ou seja ao invés de repetir aquilo que já existe, utilize as suas próprias frases, faça vídeos apelativos, coloque um tom pessoal nas imagens que utiliza, crie o seu próprio slogan, em suma seja criativo. São os detalhes que nos tornam únicos e distinguem da concorrência. Para descobrir o tom de voz seleccione à partida as palavras que vai utilizar, e seja coerente com esse estilo.

Que palavras utilizaria para definir o estilo da sua marca/negócio/produto/serviço?
• Divertida
• Criativa
• Inspiradora
• Responsável
• Inovadora
• Confiante
• Tenaz
• Irreverente
• Enérgica
• Poderosa
• Saudável
• Realista
• Etc.

 

– Em quarto lugar melhore os títulos

Quer seja num artigo para o blog, numa newsletter ou num vídeo, o título é fundamental para captar a atenção do cliente. É importante que dedique algum tempo para criar o título que cumpre os seguintes requisitos:

– Chama a atenção
– Gera curiosidade
– Convida a continuar a ver o conteúdo

Existem certos aspectos a ter em conta para criar um título que chama à atenção e vende: detalhes, tamanho e cor, palavras que chamam a atenção (oportunidade, novo, agora….), ler o título em voz alta para saber como soa, utilizar a segunda pessoa do plural, entre outros.

 

– Em quinto lugar utilize storytelling

Em um artigo anterior falamos da importância do storytelling na criação de uma mensagem forte, cativante, criativa e inesquecível, que coneta emocionalmente com o cliente. Conte uma boa história que os seus clientes queiram ler e com a qual se sentem identificados. Histórias de superação, de objetivos cumpridos, de pessoas reais que venceram desafios reais graças a si. Para isso precisa de ter em atenção estes quatro aspectos:

• Quem é o seu cliente (o herói da história)?
• Qual é o desafio que ele tem?
• De que forma o seu produto ou serviço é a solução?
• Como a vida do cliente pode mudar graças a si?

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Conclusão:

Concluindo chamar a atenção do cliente requer estratégia. Precisamente por isso é importante conhecer uma série de estratégias para implementar no blog, nas campanhas, nas newsletters, anúncios e outros exemplos. Estas dicas vão ajudar nesse sentido e tornarão os seus conteúdos mais apelativos.