Principais passos para criar um bom Plano de Marketing

Feedback Blog OnVirtualGym
Feedback Blog OnVirtualGym

8 Outubro 2019 | Administração, Marketing

8 Outubro 2019 | Administração, Marketing

O Marketing assume como objetivo satisfazer as necessidades dos clientes, mediante a concretização de um conjunto de atividades baseadas no desenho, na implementação e no controlo de programas.

Um Plano de Marketing é um principal interveniente no processo de Marketing, uma vez que este proporciona a focalização e direção para o produto ou organização, partindo de objetivos confinados por esta, identifica as estratégias que deverá adotar para os atingir.

O primeiro passo para implementar um Plano de Marketing, será realizar um estudo ao pormenor do seu ginásio, através do levantamento dos seguintes requisitos:
– História;
– Caraterísticas;
– Equipa;
– Stakeholders;
– Clientes-alvo.

É fundamental contextualizar e interiorizar a relevância do contributo do Plano de Marketing para uma melhor orientação e sensibilização concreta deste serviço. São vários os aspetos para elaborar um Plano de Marketing:
– Qualidade;
– Consolidação;
– Organização da informação;
– Planeamento estratégico;
– Identificação dos segmentos de mercado;
– Política de determinação de preços
– Acessibilidade
– Comunicação Online e Offline.

Os Ginásios que estão constantemente a tentar melhorar a prestação dos seus serviços aos clientes, tendem a trabalhar para a sua satisfação.

Assim, o Marketing é um processo de planeamento, de fixação do preço, de promoção e de distribuição de ideias, de bens e serviços, com a finalidade de criar trocas que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais. Do mesmo modo, o Marketing pode ser definido como o conjunto de atividades cujo objetivo consiste no desenho, na implementação e no controlo de programas com vista à satisfação das necessidades dos clientes.

A elaboração de um Plano de Marketing é exigente e requer um estudo do seu ginásio ao qual pode realizar através destas dicas. Quanto mais detalhado for, mais probabilidade de sucesso.


Fases de um Plano de Marketing

  1. Diagnóstico
  2. Objetivos
  3. Segmentação, mercado-alvo e posicionamento
  4. Marketing Mix
  5. Orçamento
  6. Resultados

Diagnóstico:

Para definir o que terá que fazer no seu ginásio, terá que definir o contexto. Será necessário realizar um diagnóstico externo e interno.

Análise PEST (Política, Económica, Social, Tecnológica) permite perceber o contexto envolvente do seu ginásio, utilizada na estruturação de um negócio, servindo de estratégias e avaliação dos melhores caminhos a seguir.

– Análise SWOT, traçado o cenário inicial, esta análise identifica os pontos fortes e fracos do seu ginásio e a partir deles, as oportunidades e as ameaças que poderá ocorrer.

 

Objetivos:

Todo o plano é feito de objetivos, é necessário defini-los para o seu ginásio através do aumento de vendas, reconhecimento da marca, reconhecimento de produtos e serviços. Os objetivos devem ser claros, mensuráveis e serem acompanhados.

Exemplo:
– Aumentar 20% o volume de faturação.
– Aumentar 10% o número de sócios.
– …

 

Segmentação, mercado-alvo e posicionamento:

Para segmentar um mercado-alvo é necessário escolher um conjunto de consumidores com um perfil pretendido. É para isso que existe a segmentação de mercado: para que o seu ginásio possa focar um determinado grupo de pessoas com características iguais (ou praticamente iguais). Ao descobrir este grupo é muito mais fácil fazer um produto que satisfaça as necessidades e expectativas do seu público-alvo, pois ele já estará em determinado segmento escolhido pela empresa.

 

Marketing Mix:

É uma das estratégias fundamentais, onde vai definir as variáveis que podem ser controladas pelo ginásio.
– Produto;
– Preço;
– Promoção;
– Pontos de venda.

O que significa dizer que ao criar um produto é preciso saber quem é a pessoa que o vai consumir, determinar um preço que esteja de acordo com aquilo que o mercado está disposto a pagar e escolher um local de vendas no qual esse consumidor esteja presente – e se identifique – e, finalmente, trabalhar na divulgação apropriada para dar a conhecer o produto.

 

Orçamento:

Deve calcular todos os investimentos que cada ação vai implementar, de acordo com o orçamento e perceber qual o impacto das atividades de marketing esperado nos resultados finais da operação. Ter um orçamento definido irá garantir que você não ultrapasse os investimentos.

 

Resultados:

Será necessário avaliar os resultados obtidos no seu ginásio através da implementação do Plano de Marketing. Defina no Plano de Marketing como e em que fases vai monitorizar os resultados, de forma a poder agir sempre que algo corra fora dos objetivos esperados.

O Plano de Marketing nunca termina e está em constante mudança, exigindo que seja atualizado e sempre que necessário para se manter no caminho do crescimento exponencial.

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Conclusão

Plano de Marketing consiste num guia para toda a empresa, com visão no longo prazo; e que tem a sua estrutura adaptada às necessidades e anseios da empresa.

Um Plano de Marketing pode então ter desde uma estrutura mais simples, como por exemplo quando é direcionado internamente para os colaboradores; assim como pode ser mais complexa com informações técnicas direcionadas aos acionistas, clientes e outros importantes fornecedores. Sobre o profissional responsável pela elaboração do Plano de Marketing, este pode ser elaborado por um gestor de marketing, gestor de marca ou de produto, ou até mesmo por um departamento. Noutros casos, as empresas podem também contratar consultores para a elaboração deste plano. A aprovação final do Plano de Marketing sem dúvida é responsabilidade do CEO do Ginásio.

 

Fontes:

Como Fazer um Plano de Marketing – Economias

As 6 fases do Plano de Marketing – Viver de Blog

OnVirtualGym ®

SIGA-NOS