Como construir uma Newsletter perfeita para o seu Ginásio

Feedback Blog OnVirtualGym
Feedback Blog OnVirtualGym

17 Dezembro 2019 | Marketing

17 Dezembro 2019 | Marketing

O email marketing é uma ferramenta de marketing muito eficaz que utiliza o envio de emails para estabelecer uma relação direta com o cliente. Esta ferramenta de comunicação digital é utilizada pelas empresas em muitos casos, tais como:

– Vender um produto físico ou digital;
– Comunicar novidades;
– Informar que foi publicado um artigo no blog;
– Comunicar descontos em produtos ou saldos.

Se o seu ginásio ainda não está a apostar nas estratégias de email marketing ou se os resultados ainda não são os esperados, esta pode ser uma boa oportunidade de rever a sua estratégia de comunicação. Hoje, em particular, vamos partilhar as dicas para uma newsletter perfeita.

Newsletter é um email informativo, com conteúdo variável, dirigida aos consumidores que demonstraram interesse no seu produto ou serviço, quer sejam clientes, potenciais clientes ou outro tipo de consumidores- os leads. Através da autorização de envio de email, estes são informados sobre assuntos que lhe pareçam pertinentes, construindo ou fortalecendo relações de utilidade, confiança e acrescento de valor.

Como deve calcular, use, mas não abuse desta ferramenta! Antes de começar a lotar a caixa de emails dos seus subscritores, existem algumas questões que tem de considerar:

1. Qual é o objetivo da newsletter?

É essencial que tenha claro qual é o objetivo da newsletter e garanta que o email é a melhor opção para essa situação. Os objetivos da estratégia de email marketing do seu ginásio podem ser diversos, desde promover um novo produto ou serviço, recompilar os últimos posts do seu blog, enviar informação sobre um convívio, comunicar novidades ou desejar Boas-Festas. O verdadeiramente importante é a relação de proximidade que constrói com o seu público.

Coloque-se no lugar da pessoa que recebe a sua newsletter. Gosta de receber constantemente propostas de venda na sua caixa de emails? Provavelmente não! Assim, pense na sua estratégia de conteúdos e torne-a única, apelativa, cativante, interessante e uma necessidade. Uma boa relação será enviar quatro ou cinco e-mails de conteúdo relevante por cada email comercial.

2. Quem é o seu público-alvo?

Apesar de alguns dos emails poderem ser do interesse de TODOS os seus subscritores, pode aguçar a sua estratégia através da criação de diferentes listas segmentadas, tais como:
– Criar uma lista segmentada “novos clientes”, que recebam nos primeiros dois meses uma série de newsletters programadas com a história do ginásio, lembrete para a consulta com o nutricionista, dúvidas comuns, entre outros;
– Criar uma lista segmentada “Eventos running”, para os clientes do seu ginásio que têm interesse em eventos de corrida e apreciem receber informação pontual sobre o que está a acontecer na cidade;
– Criar uma lista segmentada “potenciais interessados”, com pessoas que ainda não são clientes, mas têm uma taxa de visualização elevada das suas newsletters. Pode enviar promoções na inscrição de novos clientes, uma recompilação de artigos do seu blog para fazerem uma visita ao website, entre outros.

3. Que ferramenta vai utilizar?

Existem várias opções para começar a enviar newsletters. Numa fase inicial pode optar por uma gratuita, mas com qualidade. Posteriormente pode apostar num serviço mais avançado para as suas campanhas de email marketing.

Uma das mais conhecidas é o Mailchimp, que na sua versão free permite ter até 2000 subscritores numa única audiência. O seu funcionamento é baseado em templates que pode personalizar e guardar de uma forma muito simples e intuitiva. Oferece ainda estatísticas úteis de taxa de abertura e cliques podendo ainda programar o envio de emails.

Comece a construir a newsletter do seu ginásio!

 Agora que interiorizou estes conceitos, ainda existem algumas dicas que vai mesmo querer saber para que a sua newsletter comece a gerar resultados.

Atualize com frequência a sua lista de contatos e selecione critérios de manutenção. Por exemplo, se o lead subscreveu a sua lista de emails e não abriu qualquer um nos últimos 3 meses, pode fazer sentido retirar esse contacto da lista. Dessa forma vai construir, ao longo do tempo, uma lista de emails de elevada qualidade e direcionar o seu conteúdo a um público fiel;

– Use listas de segmentação. Nem sempre o tema da newsletter suscita interesse a todos os seus subscritores. Pense sempre no que o seu público quer e o que vai de encontro às suas necessidades e desafios. Desta forma, irá garantir que cada pessoa recebe exatamente a informação que deseja gerando satisfação;

– Tenha um design apelativo e com as cores/logotipo adequados mantendo a coerência visual na sua comunicação. Utilize imagens com qualidade e que reflitam o dia-a-dia do seu ginásio;

Eduque o seu público. Uma boa parte da sua lista de e-mails podem ser leads que pretende transformar em clientes. Para isso precisa de construir, como dissemos atrás, uma relação de confiança, e educá-los no sentido em que o seu ginásio é realmente a melhor solução para o objetivo ou desafio que se propõem. Para isso precisa de apostar em conteúdos de elevada qualidade, informativos, apelativos e que respondam às dúvidas e necessidades dos seus leads. Dessa forma está a demonstrar consistência e a posicionar-se como uma referência;

– Introduza links na sua newsletter para o seu blog, redes sociais ou página de contacto. Dessa forma aumenta a possibilidade de redirecionar o tráfego para a sua página web;

– Respeite a periodicidade. Defina no seu plano de email marketing as horas e dias em que o ginásio vai enviar newsletters e respeite esse cronograma. Assim, demonstra profissionalismo, consistência e os seus utilizadores mais fiéis já estarão à espera de receber os seus emails. Mais uma vez, relembramos que menos é mais, não exagere!

Teste sempre antes de enviar. Muitas ferramentas de email marketing permitem fazer um envio de teste, corrigindo erros, testando os links e comprovando que está tudo em conformidade;

– Analise as estatísticas, nomeadamente a taxa de abertura, de cliques, links mais clicados, bounce rate, entre outros. A análise das estatísticas permite perceber se os utilizadores estão recetivos, que tipo de conteúdo funciona melhor e qual a melhor hora e dia para enviar newsletters. Esta informação é fundamental para melhorar a estratégia de email marketing e criar cada vez newsletters com ótimos resultados.

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Conclusão

Em suma, a newsletter é uma ferramenta muito útil que pode melhorar a sua estratégia de email marketing e gerar grandes dividendos para o seu ginásio. É simples, útil e direta. É uma forma de criar e fortalecer relações com os seus leads, quer sejam clientes, seguidores ou pessoas que querem receber mais informação.

Apesar do objetivo principal da newsletter não ser a venda propriamente dita, pode pontualmente apostar numa mensagem mais comercial. Contudo, tem de conquistar o interesse e as caixas de correio dos seus fiéis seguidores. Posicione-se como um expert, um companheiro digital com conteúdo relevante e de qualidade.

E agora, só depende de si começar a enviar.

Fontes:

Faustino, Paulo. 2019. Marketing Digital na Prática. 1ª Edição. Lisboa : Marcador, 2019.