8 dicas úteis para Iniciantes no Ginásio

8 dicas úteis para Iniciantes no Ginásio
8 dicas para Iniciantes no Ginásio

19 Abril 2022 | Fitness

19 Abril 2022 | Fitness

Início no Ginásio

Tomar a decisão de começar a treinar no ginásio pode ser o passo mais difícil para quem procura esse desafio. No entanto, com o tempo tudo se torna mais fácil. Treinar no ginásio pode ser uma experiência altamente gratificante. Cabe a si tomar essa decisão e dar o primeiro passo na direção dos seus objetivos.

Se é iniciante no ginásio saiba que não está sozinho. Afinal de contas mesmo os melhores atletas tiveram de começar de alguma forma. Desde o culturista que pega em pesos impossíveis ao atleta que faz os exercícios mais exigentes das aulas, todos os praticantes já foram, um dia, iniciantes no ginásio. Ninguém está à espera que entre no ginásio e saiba tudo. Por isso, não tenha problema em pedir ajuda. Com isso partilhamos consigo 8 dicas úteis e essenciais para iniciantes no ginásio.

Dica 1. Seja paciente

Ninguém quer um progresso lento mas, infelizmente, essa é a realidade de quem treina no ginásio (e não só). Como se costuma dizer “no pain no gain”. Tenha em consideração que aquilo que se conquista rápido perde-se mais rapidamente. O progresso sustentado é normalmente lento por isso não desmotive com as dificuldades comuns a quem começa. Dê tempo ao tempo, seja persistente e disciplinado que os resultados vão aparecer.

Dica 2. Treine mas não se esqueça de descansar

Quando se começa o entusiasmo pode levar a querer treinar todos os dias, a fazer exercícios altamente complexos e frequentar o máximo de aulas possível. Isto, porém, pode dar origem a lesões, principalmente para quem não faz ou não fazia exercício com regularidade como os iniciantes no ginásio. Lembre-se que o corpo precisa de tempo para recuperar. Comece devagar e veja como o seu corpo se adapta aos exercícios, à frequência dos treinos, ao aumento das cargas, entre outros. Ouça o seu corpo – desta forma tirará o máximo proveito das suas sessões de treino.

 

Dica 3. Encontre o seu motivo

Antes de fazer a inscrição no ginásio, defina os objetivos que pretende atingir. Quer perder peso? Construir músculo? Aumentar a flexibilidade? Aliviar a ansiedade? Praticar uma modalidade que lhe suscita curiosidade?

Nem todos os dias lhe vai apetecer treinar. Uns dias vai estar a chover, noutros demasiado calor. Haverão alturas em que a tentação de faltar vai ser muito grande. Provavelmente vai desanimar algumas vezes, o que é perfeitamente normal. Saber o seu porquê vai mantê-lo motivado quando as coisas se tornarem difíceis. Por isso, não desanime.

 

Dica 4. Encontre o Ginásio à sua medida

Agora que já tomou a decisão de começar a treinar, precisa de escolher o local certo. Antes de se inscrever pondere fazer uma visita e frequentar as aulas experimentais. Conheça as instalações, o staff, o mapa de aulas assim como as condições oferecidas. Se tiver essa possibilidade visite alguns ginásios antes de fazer a sua escolha.

 

Dica 5. Faça sempre o aquecimento

A última coisa que deseja é uma lesão logo ao começar. O aquecimento é uma parte fundamental de qualquer plano de treino. Peça ajuda ao monitor para que elabore um plano de aquecimento adequado.

 

Dica 6. Estabeleça objetivos realistas e recompense-se sempre que os atingir

Comece por escrever os objetivos que pretende atingir, alguns iniciantes no ginásio falham neste ponto de ter bem assentes quais os seus objetivos. Depois estabeleça algumas metas ao longo desse processo e atribua pequenas recompensas. As recompensas pelos objetivos atingidos vão ajudá-lo a focar-se nos benefícios do exercício a curto e médio prazo. A recompensa pode ser a sua sobremesa favorita, uma peça de roupa nova ou até uma merecida massagem. Fica ao seu critério. Acima de tudo, é essencial que mantenha a disciplina e seja honesto consigo mesmo. Dessa forma os resultados vão aparecer.

 

Dica 7. Peça ajuda

Quando é iniciante no ginásio pode ser um desafio saber que exercícios fazer ou que equipamentos utilizar. Nada é mais frustrante do que passar um par de horas no ginásio e sentir que desperdiçou tempo por não saber o que fazer. Por isso não tenha medo de pedir ajuda. Os instrutores estão lá para o ajudar e com o tempo vai ganhar mais confiança no processo. Por outro lado os outros membros do ginásio também podem ser uma excelente fonte de informação. Por isso, aproveite também para conhecer pessoas novas que partilham o mesmo gosto pelo ginásio.

 

Dica 8. Não desista

Os sonhos dão trabalho. Por isso foco, trabalho e determinação que o resto vem!

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!