Será a banana uma fonte de energia antes e durante o exercício?

Banana como fonte de energia
Banana como conte de energia

16 Novembro 2020 | Nutrição

16 Novembro 2020 | Nutrição

As bananas são uma fonte de energia económica e usadas por atletas nas diversas modalidades, uma vez que parecem ser uma excelente fonte de hidratos de carbono e potássio.

Nutricionalmente, uma banana média (120 g) apresenta na sua composição cerca de 27 g de hidratos de carbono, 3,1 g de fibra dietética, 105 kcal, sendo de privilegiar, dada também a quantidade de potássio (442 mg) e vitamina B6 (0,43 mg).

Dito desta forma, parece ser uma mistura de hidratos de carbono, nutrientes e antioxidantes, única, podendo fornecer um suporte nutricional à altura, durante exercícios intensivo e prolongados.

Adicionalmente, a banana apresenta um valor antioxidante que é semelhante ao kiwi e à laranja.

O objetivo do estudo de Nieman et l. 2018 prendeu-se em comparar o efeito da ingestão de bananas com uma bebida com 6% de hidratos de carbono, no desempenho em prova de tempo de ciclismo de 75 km, inflamação induzida por exercício, stresse oxidativo e capacidade, e mudanças na função imunológica em ciclistas treinados.

Esta bebida contém 26,2 g de açúcar total, com 11,0 g de glicose, 9,1 g de frutose e 4,6 g de sacarose. Uma banana média contem 27,0 g de hidratos de carbono, com 6,4 g de amido, 5,9 g de glicose, 5,7 g de frutose, 2,8 g de sacarose e 3,1 g de fibra alimentar.

Uma vez que a ingestão total de hidratos de carbono foi igualada, apesar dos perfis de hidratos de carbono diferentes, o desempenho no ciclismo de 75 km e os resultados metabólicos foram semelhantes ao comparar a bebida de hidratos de carbono com banana, provavelmente relacionado aos quase 15 g de fibra alimentar consumidos, os indivíduos sentiram-se um pouco mais inchados após os 75 km com banana.

A banana apresentou maior ação antioxidante em comparação com os hidratos de carbonos.

No entanto, no que compete à resposta inflamatória durante o exercício os níveis foram semelhantes quer com o consumo de banana ou hidratos de carbono.

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Conclusão

Por último, os ciclistas que ingeriram banana ou hidratos de carbono a cada 15 minutos durante os 75 km e uma dose de 0,4 g / kg de hidratos de carbono antes do exercício, foram capazes de completar o desafio sem diferenças nas medidas de desempenho.

0 Comments