Polifenóis, benefícios e onde encontrar?

Polifenóis
Polifenóis

28 Junho 2022 | Nutrição

28 Junho 2022 | Nutrição

Presentes na composição dos alimentos de origem vegetal, além de nutrientes essenciais, podemos encontrar nutrientes não essenciais, em que o seu consumo causa um efeito preventivo em relação ao desenvolvimento de doenças crónicas. Dentro destes nutrientes, podemos encontrar os polifenóis alimentares, que tem sido amplamente estudados e a relação que possam ter com determinados mecanismos que beneficiem uma determinada condição de saúde.

Os polifenóis são fitoquímicos presentes nos alimentos vegetais, compostos por um ou mais grupos hidroxilo ligados a um anel aromático e pela sua estrutura química podem ser divididos em vários subgrupos:
– Flavonoides: Podem ser classificados em flavonas, flavonóis, flavanonas, isoflavonas, antocianidinas, chalcones e catequinas. Encontrados sobretudo nos frutos, vegetais, legumes, vinho tinto e chá verde.
– Não flavonoides:
Ácidos fenólicos – Divididos em ácidos hidroxibenzóicos e ácidos hidroxicinâmicos. Presentes no café, chá, canela, morangos, kiwi, ameixas, maçãs e cerejas
Lignanos – Encontrados nas sementes de linhaça, cereais, legumes, leguminosas e algas.
Estilbenos – Dos subgrupos, o principal é o resveratrol. Presentes nas uvas, vinho tinto e amendoins.

Em natureza, encontram-se ligados a açúcares sob a forma de glicosídeos e possuem no mínimo um anel aromático, e diferenciam-se de acordo com o número de anéis e respetivos elementos estruturais ligados aos mesmos.

São alguns os fatores que podem influenciar a concentração de polifenóis nos alimentos, e em consequência os níveis de ingestão. Esses fatores podem ser a exposição solar, a chuva, o modo de cultura dos vegetais e o grau de amadurecimento dos mesmos. Além destes, processos de transformação dos alimentos (tal como a sua preparação em cozinha) também altera as concentrações destes nutrientes: confeção com calor, tipo de confeção, armazenamento a frio.

Além destes fatores, também outros nutrientes, como as proteínas, gorduras e álcool, interagem e afetam a absorção de polifenóis, podendo diminuir a sua biodisponibilidade.

Pelo facto de estarem presentes em grande parte da alimentação humana, as suas propriedades e efeitos têm sido estudadas para múltiplas doenças, tais como o cancro, doenças cardiovasculares crónicas, neurodegenerativas, diabetes tipo 2 e obesidade, apresentando sobretudo um papel antioxidante.

Embora tenha uma forte relação entre a sua ação e alguns mecanismos preventivos das doenças anteriormente referidas, há muitos fatores que influenciam as concentrações presentes nos diferentes alimentos. Como tal, de momento, é dificil quantificar uma dose diária recomendada de polifenóis e sua distribuição alimentar.

 

Ainda assim, o consumo de produtos de origem vegetal, tais como frutos, vegetais, cereais, leguminosas e sementes, voltam a demonstrar benefícios com a saúde, principalmente em termos preventivos, que é o principal e o cuidado primário a ter, prevenir antes de remediar.

 

Nutricionista, Jacinta Mendes
3341N

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!