O que se sabe sobre a Beta-Alanina?

Beta-alanina
Beta-alanina

10 Dezembro 2019 | Nutrição

10 Dezembro 2019 | Nutrição

Neste artigo vamos debruçar-nos sobre a beta-alanina já que é um dos suplementos mais populares para potenciar o desempenho desportivo. Usado especialmente por atletas de força/potência, a procura da beta-alanina tem crescido exponencialmente.

O que tem este suplemento de tão especial?

A beta-alanina é um aminoácido produzido endogenamente pelo fígado. Este aminoácido induz um aumento das concentrações musculares de carnosina que, por sua vez, tem como função o tamponamento intracelular, ou seja, aumenta o volume de libertação de bicarbonatos que neutralizam a acidez provocada pela produção de ácido lático no treino intenso retardando a fadiga e aumentando o trabalho muscular realizado.

Este aminoácido tem uma taxa de síntese baixa havendo assim necessidade de a obter através do consumo de carne de porco, peixe e aves ou suplementação.

Para que a suplementação tenha efeito, é necessário que seja realizada corretamente, baseada em princípios científicos e não de forma propagandista. Assim, vamos de uma forma explicita e resumida falar sobre os princípios básicos que nos devemos reger na toma deste suplemento.

O que nos diz a ciência?

Desempenho em exercícios anaeróbicos- melhora a execução de exercícios de alta intensidade, com duração de 60 a 240 segundos, mas não em tarefas com duração inferior a 60 s;

Desempenho de exercícios aeróbicos- melhora a duração do exercício durante sessões que exigem uma maior contribuição das vias energéticas aeróbias.

A beta-alanina tem uma atuação com efeitos progressivos e não imediatos. Estima-se 4 a 12 semanas com uma dose diária de 4-6 gramas, para que haja aumento da carnosina, acima explicitada, para se sentir e ver os efeitos.

Como tudo o que ingerimos produzido extracorporal, também o consumo de beta-alanina tem os seus efeitos secundários e incompatibilidades tornando-se importante que estejamos despertos para eles. Relativamente à segurança do produto, estudos afirmam que a utilização até 12 semanas não traz riscos para o usuário. Destes, excluem-se os que fazem tratamento para doenças cardíacas ou de disfunção erétil já que, há a possibilidade de interação entre as substâncias tornando-se potencialmente fatais. No que diz respeito aos efeitos secundários, aumento da temperatura corporal, prurido (comichão), parestesias (formigueiro) e ardência na pele são exemplos do que se pode sentir.

Os riscos associados da “auto suplementação” são reais. Toda a informação que encontramos e lemos não deve, nem pode ser substituída pela consulta de um profissional especializado. Só este profissional pode entender a necessidade do consumidor baseado no tipo, modo e duração do exercício realizado, sem nunca esquecer os hábitos alimentares.

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

 

Fontes:

Naderi A; Co-ingestion of Nutritional Ergogenic Aids and High-Intensity Exercise Performance – 2016, Sports Medicine.

Bryan Saunders; β-alanine supplementation to improve exercise capacity and performance: a systematic review and meta-analysis – 2016, Sports Medicine.

Tripton, KD; Use of β-Alanine as an Ergogenic Aid – 2013, Nestlé Nutrition Institute Workshop Series.

Harris RC; Effect of β-alanine supplementation on high-intensity exercise performance – 2013, Nestlé Nutrition Institute Workshop Series.

Hoffman JR; Effects of β-Alanine Supplementation on Carnosine Elevation and Physiological Performance – 2018, Advances in food and Nutrition Research.

Artioli GG; Role of beta-alanine supplementation on muscle carnosine and exercise performance – 2010, Med Sci Sports Exerc.