Na Consulta de Nutrição, será o Plano Alimentar suficiente?

Plano Alimentar
Plano Alimentar

14 Março 2023 | Nutrição

14 Março 2023 | Nutrição

Quem procura uma consulta de nutrição, tem em mente um objetivo, que varia desde a perda de peso, o aumento de massa muscular, tonificação, melhoria de performance desportiva, melhoria de parâmetros de saúde (doenças gastrointestinais, Diabetes, Colesterol, entre outros) ou adequação da alimentação para determinados padrões alimentares com restrições alimentares (vegetarianismo e veganismo ou em situação de alergias/intolerâncias alimentares). Assim sendo, a consulta de nutrição tem um propósito muito vasto, sendo importante refletir se o plano alimentar é ferramenta suficiente para conduzir ao sucesso e alcance do objetivo de cada processo.

 

Consulta de Nutrição

Num primeiro contacto com o cliente, o(a) nutricionista precisa de recolher diferentes informações para garantir que o objetivo e todo o trabalho que irão fazer em conjunto, atinja bons resultados.

Nessa informação recolhida temos:

  • Dados clínicos – que incluem antecedentes de saúde, medicação e suplementação habitual, análises clínicas (quando necessário), alergias e/ou intolerâncias alimentares.
  • História alimentar – alimentação habitual, preferência alimentares, preparação de refeições, crenças alimentares e dificuldades no cumprimento do plano.
  • Estilo de vida – atividade e exercício físico, hábitos de sono, rotinas de trabalho, logística familiar, entre outros.
  • Avaliação antropométrica – composição corporal (peso, altura, massa gorda, entre outros), perímetros e pregas corporais.

Com todas estas informações recolhidas o(a) nutricionista consegue elaborar o plano alimentar, calculado, organizado, planeado e acordado com o cliente de forma a garantir a aceitação e adesão ao cumprimento do mesmo.

Mas mantém-se a questão: será o plano suficiente?

Ferramentas de apoio

Em consultas de seguimento, é analisado e reavaliada a aplicabilidade do plano alimentar sugerido e nesse momento surgem várias dúvidas e questões da sua aplicação no dia-a-dia. E neste momento, mostra-se importante ter ferramentas distintas que permitam ao cliente seguir o plano e ajustá-lo de acordo com as especificidades do dia-a-dia.

E que ferramentas poderão ser utilizadas como apoio? Aqui cada profissional deve avaliar a sua estratégia de trabalho e cada cliente individualmente e aplicar aquelas que se mostrem mais pertinentes. No entanto, todos esses materiais devem estar previamente preparados para facilitar o trabalho do técnico na hora de abordar os assuntos com o cliente.


Receitas

Um dos tópicos mais pedidos em consultas de nutrição, pois a monotonia no plano alimentar apresenta-se como um dos primeiros fatores de desistência. Assim, o cliente sente-se mais seguro e tranquilo se tiver sugestões variadas que cumpram os requisitos do seu plano, sabendo que a sua aplicação não vai comprometer os resultados procurados.

Nas receitas tanto se mostram importantes opções para refeições principais (almoço e jantar), assim como pequenos lanches/snacks e até alternativas mais saudáveis e/ou adequadas que possam substituir alimentos menos interessantes em termos nutricionais (tal como molhos e bolos).


Lista de compras/planeador

Outra dificuldade reportada nas consultas é a organização. As pessoas sentem-se motivadas, começam por comprar os produtos, mas no decorrer do tempo, começam a desorganizar o que têm disponível no frigorífico/armários. Aqui é importante entender bem a logística familiar e de vida, se tem filhos, com que frequência vai às compras, horários para preparar as refeições, etc.

Nada como um bom planeador, que distribua as refeições pelos dias da semana, assim como as quantidades semanais que precisa de comprar, adiantar preparações culinárias, boa organização de armários e frigorífico, entre outras dicas para promover uma boa organização em casa.


Leitura de rótulos

No mercado alimentar, frequentemente surgem produtos e ofertas novas, além disso, as marcas estão constantemente a adaptar e a corresponder os seus produtos à procura e às preferências do consumidor. Por estes motivos, os clientes que muitas das vezes procuram a novidade, querem provar e conhecer o que há disponível. Assim, a leitura de rótulos é uma ferramenta que permite conferir autonomia à pessoa, uma vez que faz uma interpretação e análise do produto em causa, e assim conseguir fazer uma escolha alimentar mais consciente.

 

Acima de tudo, qualquer processo de acompanhamento na área da Nutrição tem como objetivo melhorar a saúde dos indivíduos, assim, é pertinente que este resultado seja garantido a longo prazo, e além do plano alimentar, estas ferramentas permitem a aplicação do mesmo de um modo mais tranquilo e autónomo para o cliente.

 

Nutricionista, Jacinta Mendes
3341N

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!