Intervenção anti-inflamatória, o que é?

Anti-inflamatória
Anti-inflamatória

25 Abril 2023 | Nutrição

25 Abril 2023 | Nutrição

Atualmente o papel da Nutrição tem-se mostrado cada vez mais pertinente no tratamento e diminuição de sintomas de algumas patologias. Enquanto alguns grupos de doenças, apresentam essa ligação de um modo mais direto, tal como as doenças gastrointestinais, noutros grupos a ligação não é tão direta. Ainda assim, é importante entender que a alimentação vai impactar nos nutrientes disponíveis no corpo e estes poderão influenciar o funcionamento corporal.

A esclerose múltipla e a fibromialgia são algumas das patologias que não tendo uma etiologia diretamente ligada com a nutrição, aparentam apresentar melhoria na qualidade de vida dos indivíduos diagnosticados, sendo por isso pertinente o cuidado nutricional nestas situações.

Quando iniciada uma intervenção nutricional neste grupo de doentes, o principal objetivo é reestabelecer o estado nutricional, impedindo quebras de massa muscular e aumento de peso descontrolado, ou seja, deve ter em conta princípios de uma alimentação saudável, tal como aplicada para outro individuo que não tenha um diagnóstico clínico.

Quando o estado nutricional está adequado, a alimentação deve evitar ao máximo a inflamação, por ser um dos sintomas que mais prejudica a qualidade de vida destes doentes.

Embora não haja uma orientação específica sobre o melhor programa alimentar a aplicar, a individualidade mostra-se como um parâmetro de extrema importância, para promover a adesão ao plano alimentar e ainda assim permitir a análise de melhoria ou agravamento de sintomas que são muito variáveis em cada pessoa.


Intervenção Nutricional

    Tendo em conta, o referido anteriormente, em indivíduos que apresentem contextos clínicos associados a processos inflamatórios, devem ser utilizadas estratégias alimentares que impeçam que esses quadros surjam. Para isso, devem ser beneficiados:

    • Alimentos (e/ou suplementos) de ácidos gordos polinsaturados, tal como Ómega-3 e Ómega-6, presentes nos peixes gordos (salmão, sardinha, cavala), óleos vegetais (azeite, óleo de girassol, óleo de noz), sementes variadas (linhaça), frutos oleaginosos (nozes, amêndoas);
    • Vitaminas (Vitamina A, C, B12, D e E);
    • Minerais (Selénio, Zinco, Magnésio);
    • Dietas pobres em alergénios (como o glúten e a lactose);
    • Alimentos anti-inflamatórios (como os polifenóis);

    Em alguns casos, tem-se aplicado o protocolo FODMAPs que tendo em conta o quadro clínico apresentado, tem demonstrado melhoria em alguns sintomas referidos pelos indivíduos.

    No fundo, a alimentação mais adequada deve ser aquela que a pessoa consiga colocar na prática no dia-a-dia, que promova a seu bem-estar e qualidade de vida e mantenha o seu estado nutricional adequado. Isto é, deve ser baseada nos alimentos referidos anteriormente, assim como seguir os princípios de uma alimentação equilibrada e variada, valor calórico adequado ao estilo de vida e necessidades individuais, rica em alimentos de origem vegetal (como fruta, legumes e leguminosas), pobre em açúcares refinados, gorduras, sobretudo saturadas e trans, sal, corantes e conservantes.

    Mais uma situação em que a individualidade e o aconselhamento próximo de um profissional da área da nutrição, se mostram pertinentes na melhoria de sintomas e qualidade de vida de diferentes pacientes e como tal qualquer alteração realizada no padrão alimentar destas pessoas deve ter em conta todas as patologias e sintomatologia associados, assim como a evolução do estado nutricional.

     

    Nutricionista, Jacinta Mendes
    3341N

    Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

    Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

    Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

    Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

    Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

    Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

    Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

    Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

    Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

    Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

    Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

    Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

    Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

    Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

    Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!