Crossfit e Alimentação

Crossfit e Alimentação
Crossfit e Alimentação

19 Outubro 2020 | Nutrição

19 Outubro 2020 | Nutrição

O Crossfit é uma modalidade desenvolvida por Greg Glassman, que combina exercícios cardiovasculares, ginástica, movimentos de peso corporal e levantamentos de peso, todos eles realizados a alta intensidade. A sua popularidade é crescente e o Crosssfit é reconhecido como uma grande e crescente força na comunidade do fitness.

Cassie Maxwell e seus colaboradores realizaram um estudo em que o objetivo foi identificar o conhecimento, as perceções, os recursos e os conselhos sobre nutrição desportiva fornecidos por treinadores certificados em Crossfit, estes chegaram à conclusão que módulos de nutrição para treinadores de Crossfit de nível 1 e 2, desenvolvidos com a contribuição de especialistas certificados em nutrição desportiva, são recomendados.

Atualmente existe maior consciência por parte dos atletas de todos os níveis, deste atletas de elite a atletas recreativos e também treinadores, no que compete à importância da alimentação no desempenho atlético. No entanto, os resultados de vários estudos indicaram que, embora os treinadores de Crossfit percebam que a nutrição é importante para o desempenho atlético, os conhecimentos de nutrição eram limitados.

Neste mesmo estudo, oitenta e nove por cento dos participantes indicaram que “sempre” ou “às vezes” usaram a internet para obter informações nutricionais. Em contrapartida, a recomendação de um nutricionista, foi o recurso menos utilizado para informações nutricionais. Os nutricionistas não foram percebidos como fonte primária de informações sobre nutrição desportiva.

É de extrema importância que os atletas sejam incentivados e encaminhados para um nutricionista certificado para realização de um plano alimentar personalizado, para garantir que as necessidades nutricionais são supridas.

Para um desempenho ideal, é fundamental que os atletas de Crossfit obtenham educação nutricional e recebam aconselhamento nutricional apropriado.

Muitos são os atletas que adotam estilos de dietas, mas a verdade é que o corpo humano é capaz de se adaptar a várias dietas diferentes durante períodos de treino físico, e o desempenho pode não ser comprometido, a partir do momento que as necessidades calóricas estejam supridas.

Além do conteúdo energético da dieta, a ingestão de nutrientes na dieta do atleta também é importante.


PROTEÍNAS 

A ingestão adequada de proteínas na dieta é crucial para a resposta adaptativa do músculo ao treino físico, especialmente:
– Para estimulação da síntese de proteína muscular;
– Supressão da degradação de proteínas;
– Mecanismos de recuperação após os exercícios;

A proteína deve ser magra e variada e representar cerca de 30% da sua carga calórica total.


HIDRATOS DE CARBONO

Os hidratos de carbono são a principal fonte de energia na dieta dos atletas. O treino de Crossfit é altamente intensivo e requer ingestão adequada de hidratos de carbono:
– Para acumular as reservas de glicogênio muscular e, assim, fornecer a energia necessária para o trabalho muscular.

É de salientar que a ingestão adequada de hidratos de carbono tem uma influência significativa no desempenho do exercício e capacidade física.

O consumo inadequado deste macronutriente parece:
– Aumentar o risco de lesões;
– Deterioração dos resultados de treino / competição.

E não esquecer, que aquando uma ingestão inadequada deste macronutriente combinada com uma baixa disponibilidade de energia pode resultar no uso de aminoácidos (derivados de proteína estrutural) como substratos de energia adicional e alternativo!

Os hidratos de carbono devem ser predominantemente de baixo índice glicémico e representar cerca de 40% da sua carga calórica total..


GORDURA 

O consumo de gordura não deve exceder a ingestão recomendada (30%), pois pode afetar de forma negativa o desempenho desportivo. Uma avaliação em atletas, mostrou que a percentagem de gordura foi positivamente associada com a massa gorda corporal e conteúdo de gordura, podendo estar relacionada com a quantidade e qualidade das gorduras consumidas.

A gordura deve ser predominantemente monoinsaturada.

Portanto os Crossfitters devem ser orientados no sentido de adotarem hábitos alimentares saudáveis, incorporando também na dieta diária produtos integrais e frescos com muito nutrientes, como grãos inteiros, lacticínios, legumes, frutas e vegetais.

 

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!