Cãibras frequentes? O que fazer?

Cãibras Frequentes
Cãibras Frequentes

14 Dezembro 2021 | Nutrição

14 Dezembro 2021 | Nutrição

Para quem pratica atividade física, as cãibras estão bastante presentes, sobretudo no final de algum evento desportivo. Como tal, o primeiro passo é entender o que realmente são.

As cãibras são contraturas musculares súbitas, dolorosas, palpáveis e involuntárias, que podem ocorrem em qualquer músculo do corpo. Embora seja algo com um nível de prevalência bastante alto, a sua etiologia ainda é desconhecida, podendo surgir devido a um variado conjunto de fatores, tais como: forte contração voluntária, exercício físico, sono, gravidez ou patologias associadas (neuropatias, doenças neuromotoras, metabólicas, endócrinas ou desequilíbrios hidroelétricos.

A zona afetada pode ser aliviada através de alongamentos ou massagens, sendo a duração da cãibra geralmente curta e breve. Caso provoquem dores duradouras, poderá ser necessária intervenção médica.

Cãibras Musculares Associadas ao Exercício (CMAE) 

Este tipo de cãibras são as que ocorrem durante ou imediatamente após o exercício físico. São bastante prevalentes e podem surgir em qualquer modalidade, sendo mais comum em desportos de endurance (exemplos: maratona ou ciclismo).

Embora a sua etiologia seja pouco clara, devido à imprevisibilidade do seu aparecimento, são destacadas algumas teorias para a causa das cãibras.
– Teoria metabólica
– Teoria da fadiga
– Teoria eletrolítica
– Teoria da desidratação
– Teoria ambiental

Das referidas anteriormente, apenas algumas têm ligação com a Nutrição e a influência que a mesma poderá ter:

Teoria da desidratação: Está predominantemente associada à depleção eletrolítica e também fadiga muscular, conhecida como a tríade. Os estudos existentes são pouco conclusivos, no entanto, a recomendação mais adequada deverá ser a de otimizar a ingestão de fluídos durante a realização de exercícios extremos e não necessariamente maximizá-la.

Teoria eletrolítica: Associada à transpiração e suor há diminuição na concentração de eletrólitos, em particular, Magnésio, Potássio e Sódio. Devido à sua inadequada reposição
durante o exercício, esta teoria ligava as cãibras a estes défices nutricionais. No entanto, veio demonstrar-se que apenas o Sódio, tem perdas significativas após a prática de exercício físico. Ainda assim, os resultados obtidos, não foram claros, se esta será a causa das cãibras.


Nutrição e CMAE

Tendo em conta a informação referida anteriormente, há algumas possíveis estratégias que poderão ser adotadas para tratar ou prevenir as CMAE.


Tratamento: 
Numa situação de crise ou nos primeiros sinais de contração muscular, as cãibras podem ser adiadas ou aliviadas através do consumo de soluções salinas adequadas (exemplo: 3g de sal dissolvido em 470-600ml de bebida desportiva).

Em casos mais urgentes ou em associação a outros problemas clínicos a reidratação intravenosa pode ser necessária, dado ser mais efetiva e rápida.

A principal recomendação para o tratamento posterior a uma CMAE é repouso, alongamento da zona afetada e ingestão oral de sal em bebidas e/ou comida.


Prevenção: 
Embora ainda exista a associação entre CMAE e défice mineral (Potássio, Cálcio e Magnésio), a principal perda no suor é de Sódio. Dada a alimentação da maioria dos atletas, a reposição dos minerais inicialmente referidos é facilmente atingida, pelo que a sua suplementação poderá não se justificar.

Neste caso, o destaque recai apenas para o Sódio. Devem ser privilegiadas bebidas com concentrações de Sódio adequadas para evitar hiponatremia ou hipernatremia (diminuição ou aumento extremo, respetivamente, das concentrações de sódio) e suas consequências danosas.

 

Embora tenha uma etiologia pouco clara, o grande destaque para os mecanismos de prevenção recaem sobre o sódio, e a sua administração com água. Ainda assim, cada situação deve ser avaliada individualmente.

 

Nutricionista, Jacinta Mendes
3341N

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!