Aumento de peso e a Cessação Tabágica, tem relação direta?

Aumento de peso e a cessação tabágica
Aumento de peso e a cessação tabágica

11 Janeiro 2022 | Nutrição

11 Janeiro 2022 | Nutrição

Tabagismo

O tabagismo é uma das primeiras causas evitáveis de doença, incapacidade e morte prematura nos países desenvolvidos, e está sobretudo associado a doenças respiratórias, cancro ou doenças cardiovasculares.

A grande maioria dos indivíduos que procuram abandonar os hábitos tabágicos, referem o aumento de peso como um dos motivos para adiarem esta mudança de comportamento, principalmente para quem tem mais preocupações com o seu peso. Ainda assim, é importante referir que se tem mostrado que os benefícios da cessação do consumo de tabaco são superiores a eventuais riscos que possam advir do aumento de peso provocado pela mesma.

O aumento de peso geralmente é maior nos primeiros meses de cessação tabágica e o ritmo de aumento de peso tende a decrescer após esse período. E o que poderá causar este aumento de peso?

Diminuição do Metabolismo Basal

A nicotina presente no tabaco aumenta o metabolismo basal em 5 a 10%. Com a retirada do tabaco, os níveis de nicotina são igualmente diminuídos, o que provoca uma quebra no ritmo metabólico, para os níveis considerados normais.

Diminuição da Oxidação Lipídica

Além da sua relação direta no metabolismo, a nicotina tem um efeito termogénico que corresponde a um gasto energético aumentado além do metabolismo basal. Este efeito permite uma maior oxidação lipídica, ou seja, há uma maior utilização da gordura como fonte de energia, provendo assim um menor armazenamento da mesma. Sem a nicotina este mecanismo não tem efeito, podendo provocar um armazenamento de gordura, na zona abdominal.

 

Aumento da Ingestão Energética

Em qualquer situação, o peso é controlado através do equilíbrio entre a ingestão e o dispêndio calórico diário. A fome e a saciedade são controladas por mecanismos ligados ao sistema nervoso, onde a nicotina também provoca alterações. Os sinais metabólicos são geralmente inibidos, havendo uma menor indicação de fome e consequentemente do apetite. Quando se perde este efeito provocado pela nicotina, o apetite aumenta e pode levar a um acréscimo de cerca de 230 Kcal por dia.

Com a cessação tabágica, o individuo melhora alguns dos sentidos mais importantes para o momento das refeições, tal como o olfato e o paladar, aumentando o prazer na alimentação.

Além desta situação, para substituir os efeitos da nicotina no organismo, isto é, libertação de substâncias que contribuem para a sensação de prazer, há uma maior procura por alimentos que causem os mesmos efeitos, geralmente alimentos ricos em gordura e açúcares.

 

Intervenção Nutricional

No momento em que se inica a cessação tabágica, o controlo de peso deve ser realizado, mas deve ser evitada a estratégia de restrição energética, uma vez estar a ser provocado um aumento nas exigências mentais e emocionais da pessoa e poder comprometer o sucesso de ambos os resultados (cessação tabágica e controlo de peso).

Numa fase inicial, é importante que a pessoa se concentre apenas na cessação tabágica e em simultâneo, deve ser privilegiada a importância da criação de hábitos alimentares saudáveis, juntamente com atividade física regular. Sem colocar o peso em principal destaque de todo o processo.

Devem ser ajustadas algumas recomendações alimentares, que evitem o aumento excessivo de peso, dado a pessoa procurar compensar o tabaco com a alimentação, ou seja, alimentos que contribuam para o controlo de apetite, satisfação nas refeições e uma alimentação equilibrada.

 

Não é de mais referir que os benefícios para a saúde provenientes da cessação tabágica excedem qualquer outro risco associado ao aumento de peso que possa surgir com o processo.

Nutricionista, Jacinta Mendes
3341N

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!