Utilize o modelo AIDA e venda mais!

Feedback Blog OnVirtualGym
Feedback Blog OnVirtualGym

3 Março 2020 | Marketing

3 Março 2020 | Marketing

Para ter sucesso na sua estratégia digital e atingir resultados, é essencial colocar o foco na comunicação. Quando está a redigir textos para as suas redes sociais, blog ou campanhas de email marketing, deve ter em consideração alguns princípios do comportamento humano para impressionar, influenciar e persuadir as pessoas que o leem (visitantes, leads, clientes) a uma determinada ação.

 

Qual é o objetivo?

Esta é uma questão essencial na sua estratégia de copywriting, afinal de contas vai investir tempo, energia e dinheiro para gerar conteúdos de valor. Se está a escrever um blog, pode ter como objetivo que os artigos gerem um determinado número de partilhas nas redes sociais, talvez pretenda um determinado número de cliques no botão da sua última newsletter, ou ainda, pode criar anúncios no Facebook ou no Instagram e querer que os mesmos resultem em visitas no seu website.

Qualquer que seja o canal que esteja a utilizar para escrever conteúdos, definir objetivos é fundamental.

Neste contexto os modelos de copywriting podem servir como a estrutura de base a partir do qual fortalece a sua mensagem, através de textos apelativos, genuínos e de acordo com as necessidades e desafios do público-alvo.

Um dos modelos de copywriting mais conhecidos designa-se por AIDA, sigla que abrevia as etapas Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Pense no modelo AIDA não como uma receita mas como um caminho que faz sentido na cabeça de quem o lê.

O modelo AIDA é muito útil e simples de utilizar nas páginas de venda, nas landing page, nos anúncios, nas campanhas de email-marketing, entre outros exemplos. Utilizar este modelo pode ser um grande auxiliar na hora de redigir os textos e, ao mesmo tempo, oferece um sentido lógico, fluido e qualidade ao que escreve.

Acima de tudo queremos oferecer-lhe uma estratégia para captar, nutrir, cativar, converter e vender de uma forma mais eficaz.

Colocando em prática o modelo AIDA, o que deve fazer é o seguinte:

1. Atenção

Nesta fase queremos que atraia a atenção do seu leitor. Esta é o ponto inicial do interesse do seu leitor e para tal precisa de o impressionar, dentro de um contexto com o qual se identifique. Um título forte e apelativo ou uma imagem impactante, direcionadas aos desafios e necessidades do público-alvo, podem fazer toda a diferença na hora de captar a atenção.

 

2. Interesse

Agora que cativou a atenção vai querer despertar o interesse, pois o foco das pessoas é muito volátil e curto, principalmente no meio digital onde mil e uma coisas estão a acontecer ao mesmo tempo. Apresentar dados interessantes ou contar uma história, podem ser boas estratégias. Se está a vender um produto ou serviço numa landing page, utilize o gatilho da urgência ou da escassez, por exemplo “últimas vagas” ou “aproveite a oferta limitada”. Um design apelativo e um conteúdo bem estruturado também ajudam.

 

3. Desejo

Agora que despertou no leitor uma necessidade está na altura de o levar a um próximo patamar, desejar saber mais. Quer seja para subscrever uma newsletter, clicar no link de uma campanha ou vender um produto, o leitor tem uma determinada necessidade que quer ver satisfeita. Cative-o e desperte nele o interesse de dar esse passo final por exemplo, utilizando casos de estudo, testemunhos, vídeos, material extra para download, dados interessantes, entre outros.

 

4. Ação
Chegou o momento do leitor executar a ação pretendida. Se cumpriu as três etapas anteriores de forma correta, irá ser produzida uma conversão de acordo com os objetivos que estabeleceu. No caso de um artigo de blog, pode ser a partilha do mesmo nas redes sociais. Numa newsletter, a conversão pode ser o leitor clicar num link para uma página de vendas. Também, pode ser um clique num anúncio do Google, a subscrição de uma newsletter num formulário próprio ou um botão no final do texto para fazer o download de um e-book gratuito.

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Conclusão

Em suma, o copywriting é um dos temas mais importantes no marketing digital e pode dar cartas neste tema se usar o modelo AIDA como uma fórmula para as suas futuras publicações.

Tenha em atenção que o foco deve estar em quem o lê e como a sua mensagem vai impressionar de forma a gerar o resultado pretendido. Comece por pensar como vai atrair a atenção. Depois estimule o desejo e retire todas as dúvidas que possam haver, para cumprir o desejo e tomar uma decisão relativamente à ação que deseja para atingir os resultados.