Influência do Exercício Físico na Amamentação

Exercício Físico e Amamentação
Exercício Físico e Amamentação

29 Março 2022 | Fitness

29 Março 2022 | Fitness

O exercício físico deve ser incluído de forma regular em qualquer fase da vida da mulher, proporcionando benefícios a curto e longo prazo na saúde da mesma, desde a manutenção do peso e composição corporal, prevenção de doenças coronárias, melhoria da digestão e metabolismo. Além de benefícios físicos, o exercício físico contribui para uma melhoria no humor, redução dos níveis de ansiedade, aumento da confiança e autoestima.

 A gravidez é um processo que provoca alterações fisiológicas no corpo da mulher. No pós-parto, são muitas as alterações tanto em termos físicos, como no estilo de vida e rotinas da mulher.

Toda a exigência inicial da maternidade, pode pôr em risco os níveis de adesão ao exercício físico nessa fase e futuramente. Em simultâneo, a vontade de regressar à forma física pré-gravidez, aumento dos níveis de energia e redução do stress, serão motivos que promovem a prática regular de exercício físico.

Um dos receios na retoma do exercício físico é a relação que o mesmo possa ter com a amamentação.

O aleitamento materno é uma das formas de alimentação e nutrição do recém-nascido. Apresenta inúmeras vantagens no crescimento e nutrição adequadas, assim como proteção contra infeções e promove o bem-estar do bebé. Além destas vantagens, é benéfico para a mãe, contribuindo para uma rápida recuperação pós-parto, reduzindo a incidência de doenças crónicas.

Nesta fase pós-parto e de amamentação é importante que a mulher retome a prática de exercício físico, quando se sentir confortável (dependendo do tipo de parto e dos hábitos anteriores ao parto), a um ritmo leve e de acordo com as suas capacidades físicas.

Embora seja uma preocupação para a maioria das mulheres, o exercício físico não altera a qualidade nem a quantidade de leite materno produzido.

Quando em níveis de frequência e intensidade muito altos, o exercício vai promover um gasto energético significativo além do provocado pela amamentação. A alimentação deve acompanhar este gasto energético e garantir que são atingidas as necessidades para a mulher.

Numa situação de défice energético, o corpo procura proteger e promover a produção de leite, devido ao aumento de prolactina (hormona presente na formação de leite). O volume de produção de leite, pode até ser influenciado pelo estímulo mamário, variável de acordo com os diferentes tipos de exercício.

Relativamente à produção de ácido láctico induzida pelo exercício físico, os níveis encontram-se aumentados no leite materno quando o exercício atinge intensidades muito elevadas, podendo surgir alteração no sabor do leite. Os principais fatores de risco de alteração de sabor e consequente rejeição do leite pelo bebé, são hábitos tabágicos, consumo de álcool e stress.

Ainda assim, não é expectável que haja rejeição por parte do bebé. Quando o nível de prática de atividade física é moderado, não são demonstradas alterações significativas na concentração de ácido láctico no leite.

Para evitar alterações na aceitação do leite materno, além da recomendação de exercício moderado, é também adequado que a mãe amamente, ou retire o leite antes da prática de exercício físico. Permite uma aceitação plena do bebé e facilita a prática de exercício da mãe (mama mais leve). Caso não seja possível as concentrações de ácido láctico estão aumentadas sobretudo nos primeiro 90 minutos após a prática, pelo que depois desse tempo, o sabor volta a normalizar e já é possível amamentar.

A prática regular de exercício físico traz inúmeras vantagens à saúde da mulher, sobretudo numa fase pós-parto. A alimentação e nutrição devem manter-se ajustadas para garantir que os níveis de energia, assim como as necessidades vitamínicas e minerais diárias são alcançadas.

 

Nutricionista, Jacinta Mendes
3341N

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!