Eletrólitos e a sua importância na Prática Desportiva

Electrólitos
Electrólitos

23 Maio 2023 | Fitness

23 Maio 2023 | Fitness

Mais de metade do peso corporal é água. Como tal, é importante preservá-la e garantir que temos um aporte adequado da mesma para mantermos níveis de saúde adequados. Na prática desportiva esta preservação mostra-se igualmente importante, podendo influenciar o rendimento físico e os resultados pretendidos para o atleta.

Importa entender que os líquidos corporais estão localizados em diferentes meios: espaço intracelular; espaço extracelular e no sangue. Neste último podemos encontrar em circulação alguns minerais, úteis para o corpo em grandes quantidades tal como os eletrólitos.

 

Eletrólitos

Eletrólitos são minerais que contém uma carga elétrica quando estão dissolvidos num meio líquido, como o sangue, que ajudam na regulação dos nervos e músculos. Os mais importantes são o Sódio, o Potássio, o Cloreto, o Magnésio e o Cálcio.

São os eletrólitos que permitem manter a concentração de líquidos em níveis adequados, nos diferentes meios, ocorrendo transferência de líquidos de um meio para outro (por exemplo: intracelular para extracelular), através de Osmose. Só assim se consegue garantir que é atingido o equilíbrio eletrolítico. Os rins ajudam a manter as concentrações, através da filtragem, eliminando um eventual excesso e devolvendo o necessário para o sangue em circulação.

Assim, na prática desportiva, mostra-se pertinente garantir este equilíbrio, dando um suporte mineral alto para que o funcionamento corporal se mantenha.

 

Sódio

É um dos minerais que mais afeta a performance desportiva, uma vez estar envolvido na manutenção do volume de plasma sanguíneo, equilíbrio ácido-base, transmissão de impulsos nervosos e funcionamento regular das células.

Num desportista, a principal via de perda de minerais é através do suor e o Sódio é um dos minerais que apresenta uma quebra significativa, sobretudo em modalidades de endurance. Por este motivo, o atleta não deve reduzir o consumo de Sódio no dia-a-dia e em situações de provas e competição, pode ser necessário o aumento do seu consumo para garantir uma manutenção dos níveis saudáveis.

A quantidade recomendada de Sódio e de outros minerais, pode variar de acordo com o atleta, assim como por fatores externos, como a modalidade (intensidade e duração) e a temperatura ambiente. Como tal, é necessário determinar com precisão os níveis de perda e reposição adequados, através da monitorização da perda de Massa Corporal (comparando os momentos pré e pós-treino) ou através de marcadores urinários (medindo o Sódio renal).

 

Bebidas Isotónicas

Um correto equilíbrio eletrolítico consegue-se com apoio da alimentação adequada ao longo do dia, no entanto em certas situações específicas poderá fazer sentido a introdução de bebidas enriquecidas com eletrólitos para garantir as concentrações adequadas.

Para garantir que a hidratação ocorre da melhor forma durante o evento desportivo, as bebidas ingeridas devem ser isotónicas, ou seja, garantem uma melhor osmolaridade (cerca de 290 mOsm/L) e transporte mineral.

Geralmente estas bebidas são compostas por água, eletrólitos (Sódio, Potássio, Cálcio e Magnésio) e Glícidos tendo como principal objetivo a reposição eletrolítica e reidratação, aumentar a resistência e o desempenho do atleta, regular a temperatura corporal.

 

Em todos os casos de prática desportiva intensa e que não possam ver comprometidos os seus resultados, a alimentação e a hidratação é de extrema importância. Na hidratação, a água no seu estado simples, poderá não ser suficiente para garantir os níveis nutricionais adequados e como tal, pode ser necessário enriquecê-la para manter o correto funcionamento corporal. De qualquer modo, a avaliação e acompanhamento individuais, são pertinentes, tendo em conta os diversos fatores que condicionam estes equilíbrios.

 

Nutricionista, Jacinta Mendes
3341N

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!