Dismorfia Muscular e o uso de Suplementos Alimentares

Dismorfia muscular e o uso de suplementos alimentares
Dismorfia muscular e o uso de suplementos alimentares

1 Setembro 2020 | Fitness

1 Setembro 2020 | Fitness

Dismorfia Muscular

Por definição, a dismorfia muscular é caracterizada como um transtorno obsessivo-compulsivo, quer pela obsessão pela musculatura, quer pela compulsão ao exercício físico. Pode ser caracterizada como uma má interpretação da imagem corporal, levando a que pensem de forma errónea, que o tamanho corporal seja pequeno ou fraco, embora sejam normais e musculosos.

Sendo que este distúrbio é apresentado por indivíduos fisicamente ativos, por norma fisiculturistas, a dismorfia muscular produz alterações no comportamento alimentar e no uso de suplementos alimentares, quer por forma compensatória ou para ganhos de massa muscular e redução da massa gorda corporal.

Inicialmente Pope et al. caracterizou este distúrbio como anorexia nervosa, mas constatou-se que as alterações não se encontravam relacionadas com a desnutrição, mas sim com a imagem corporal.

Da análise de vários estudos, chega-se à conclusão que a dismorfia muscular é encontrada em maior percentagem em homens do que mulheres, afetando também adolescentes do sexo masculino, verificando-se ainda uma maior prevalência do consumo de esteroides anabolizantes por estes.

Por forma a tentar caracterizar o comportamento de praticantes de musculação que alteraram os seus hábitos alimentares em consequência da dismorfia muscular, foi realizado um estudo em duas populações que compreendiam, indivíduos sem histórico de transtornos alimentares e estudantes de medicina, que apresentavam transtornos alimentares, ambos os grupos praticantes de musculação.

Os resultados indicam que, os praticantes de musculação com dismorfia muscular pesavam-se com mais frequência, apresentavam maior preocupação com o horário da alimentação, distribuição de nutrientes e a grande maioria consumia suplementos alimentares. Não obstante, deveres como reuniões, trabalho, estudo e outros compromissos da vida social, devido à alimentação, foram colocados de parte. Não descurando o uso de anabolizantes por metade da população com o objetivo de hipertrofiar, seguindo-se de uma minoria que induzia o vómito para evitar o excesso de peso.

Vários autores, nomeadamente Olivardia, Pope Junior e Hudson, observaram que os indivíduos que praticam musculação com dismorfia muscular são aqueles que apresentam maior prevalência do consumo de suplementos alimentares.

Suplementação Alimentar

Embora a suplementação alimentar seja indicada quando as necessidades não conseguem ser atingidas através da alimentação, o uso exacerbado é cada vez mais comum entre os praticantes de musculação fisicamente ativos, verificando-se que este consumo é realizado sem orientação de um profissional de saúde com especialização na área e quando o objetivo é hipertrofiar num curto espaço de tempo.

No estudo de Kanayama o principal motivo que levou os praticantes de musculação a alterar os seus hábitos alimentares baseados numa dieta saudável (alimentos ricos em proteína, hidratos de carbono, vegetais, gorduras e fibras) sendo esta substituída lentamente por suplementos alimentares, prendendo-se na obsessão em perder gordura e hipertrofiar num curto período de tempo, por forma a evidenciar o corpo perfeito retratado pelos mídia, sem qualquer interesse na saúde através da alimentação.

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Conclusão

Em conclusão, é imprescindível o acompanhamento de indivíduos fisicamente ativos, por forma a evidenciar a importância das questões alimentares e nutricionais.

Geralmente, indivíduos fisicamente ativos com dismorfia muscular não consultam os profissionais de saúde especializados para melhor elaboração do plano alimentar e adequado aos seus objetivos. Salientando que estes comportamentos são de risco e diminuem a qualidade de vida.

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *