Prevenção de Lesões Desportivas com a ajuda da Nutrição

Como prevenir Lesões Desportivas
Como prevenir Lesões Desportivas

25 Janeiro 2022 | Fitness

25 Janeiro 2022 | Fitness

Lesões Desportivas

As lesões são um evento que tem uma ocorrência alta em atletas de vários escalões, desde os amadores aos de elite/profissionais, e é um risco relacionado com a prática de atividade física regular. Antes de se trabalhar no tratamento, é importante tomar ações que ajudem a prevenir que as mesmas surjam.

No treino, são procuradas adaptações funcionais, devidamente doseadas, de algumas estruturas corporais (células, tecidos e órgãos), para que haja aumento da resistência e melhoria do funcionamento dessas estruturas que estão ligadas direta ou indiretamente com o movimento.

Uma lesão desportiva corresponde ao momento em que o limite de tolerância destas estruturas orgânicas é ultrapassado, sendo caracterizada sobretudo por dor e/ou incapacidade de realizar o movimento pretendido.

O tipo de lesões mais frequente são:
– Lesões ligamentares: associadas ao ferimento total ou parcial do ligamento que une um osso ao outro e estabiliza as articulações correspondentes;
– Lesões tendinosas: onde ocorre a inflamação de tendões;
– Lesões esqueléticas: mais suscetível nos membros superiores e inferiores.

Menos frequente, mas de maior gravidade surgem as lesões cerebrais, como os traumatismos crânio-encefálicos provocadas por quedas ou colisões. Recentemente, têm aumentado os casos de lesões de overuse, resultado de microlesões repetitivas no mesmo tecido ou estrutura, tal como as fraturas de stress, as tendinites e a osteoartrite.

Sabendo que a Nutrição tem um papel relevante nos estados de fadiga e lesões musculares, é importante compreender como se podem prevenir este tipo de situações.

Nutrição como prevenção de Lesões

Hidratos de Carbono

São a principal fonte energética, em consumos inadequados provoca a diminuição do glicogénio muscular, impedindo a mobilidade desportiva adequada e consequentemente o rendimento físico. É uma das primeiras intervenções nutricionais, para a prevenção das lesões, para o fornecimento de energia e para a manutenção de boas reservas de glicogénio muscular adequadas ao atleta. As diminuições de glicogénio ocorrem durante exercícios contínuos prolongados ou de elevada intensidade, ou em casos com períodos de treino consecutivos em que a reposição na alimentação é insuficiente. Este défice nutricional, conduz à fadiga e consequentemente a uma maior ocorrência de lesões.

Proteínas

As proteínas têm uma função essencial na reparação, manutenção e síntese muscular. Quando a sua função primordial é serem fonte de energia em exercícios de longa duração, poderão ocorrer perdas musculares, que consequentemente irão aumentar o risco de lesão.

Os níveis adequados de proteína devem estar ajustados ao tipo de desporto, intensidade e duração do treino e do evento desportivo, tal como fatores individuais do atleta, idade, sexo, peso e composição corporal. Caso os níveis de proteína ingerida sejam inferiores às necessidades, aumenta o risco de degradação provocada pelo catabolismo, impedindo uma correta recuperação e atingindo mais facilmente a fadiga muscular.

Água

Essencial à vida, meio onde ocorrem diversas reações químicas e que constitui grande parte do volume celular muscular. A intensidade e duração do exercício, assim como o ambiente em que o mesmo é realizado vão influenciar as necessidades hídricas e as mesmas devem ser repostas antes, durante e após a prática desportiva.

Os desportos de resistência, resultam num aumento substancial na produção de suor e leva consequentemente a perdas hídricas e de eletrólitos maiores. Estas perdas levam a alterações metabólicas durante o exercício físico, podendo desencadear um estado de fadiga precoce e diminuição do rendimento físico.

 

A forma mais adequada de tratar é prevenindo o surgimento de determinadas situações e embora, as causas das lesões possam estar associadas a múltiplos fatores, a Nutrição tem um papel preponderante no atraso do seu aparecimento.

 

Nutricionista, Jacinta Mendes
3341N

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!