Trabalho em Equipa: Alguns pontos a reter

Trabalho em equipa
Trabalho em equipa

6 Setembro 2022 | Administração

6 Setembro 2022 | Administração

Uma grande equipa pode atingir praticamente tudo. Isto é válido numa equipa de futebol, num grupo de cientistas, numa grande empresa e, sem dúvida, também no ginásio! Mas o que faz uma grande equipa? Neste artigo procuraremos refletir melhor sobre este tema.

Trabalho de equipa é definido como a relação cooperativa entre indivíduos ou grupos de forma a atingir objetivos comuns ou a completar tarefas que, individualmente, seriam praticamente impossíveis de alcançar. É importante salientar que trabalho de equipa não tem necessariamente a ver com o número de membros que a constituem, mas com a interação entre eles. Uma equipa com poucos membros pode ser muito mais eficaz que outra com muitos membros, se souber trabalhar em equipa.

Como dissemos anteriormente uma boa equipa tem o potencial de alcançar grandes conquistas e ser praticamente imparável! Cada membro da equipa tem um conjunto de talentos e recursos que, quando combinados de forma exímia, garantem um resultado final de excelência. Cabe ao líder reconhecer e trabalhar estas competências para retirar o máximo valor do “ouro” que tem nas mãos.

Como é que se constrói uma equipa forte, coesa e de sucesso? Eis alguns pontos a reter:

1. Os elementos da equipa necessitam de ter objetivos comuns, claramente entendidos por cada um. Se cada pessoa puxa para o seu lado de acordo com objetivos individuais, a coesão da equipa pode sair prejudicada. Claro que as pessoas podem e tem o direto de ter os seus sonhos e ambições pessoais, mas há um ponto fundamental: a equipa vem sempre em primeiro lugar.

2. Todos os elementos da equipa devem ter um nível de compromisso total com o seu papel individual e responsabilidades dentro da estrutura da equipa.

3. Cada elemento da equipa deve estar disposto a partilhar informação com os outros colegas, que contribua para o bom funcionamento da equipa, com troca de ideias, soluções e know how.

4. A escuta ativa deve ser implementada, facilitando a comunicação e a empatia entre os elementos da equipa. Por outras palavras, saber falar mas também saber ouvir os outros.

5. Os elementos da equipa devem ser encorajados a participar no processo de decisão, sentindo que a sua opinião conta e que podem expressar o seu ponto de vista.

6. As linhas de comunicação devem ser abertas, de forma que cada um sinta-se confortável para partilhar as suas ideias e opiniões com os outros elementos do grupo.

7. Desrespeito pelas regras ou outras condutas impróprias devem ser tratadas no imediato.


O sucesso de uma equipa requer sucesso na liderança

Costuma-se dizer que uma equipa é a imagem do seu líder. Se quer liderar uma equipa com eficácia existem alguns aspetos que pode e deve considerar.

 

Seja claro em relação aos objetivos

Como líder deve reservar o tempo necessário para partilhar os objetivos com a sua equipa. Certifique-se que cada elemento tem a informação e as ferramentas necessárias para fazer o seu trabalho. Seja específico, claro e conciso na explicação dos objetivos, de forma a que cada elemento entenda claramente o desempenho que se espera dele.

 

Dê o devido reconhecimento

A exigência de performance deve andar lado a lado com o reconhecimento. Demonstrar reconhecimento à sua equipa irá tornar a mesma mais coesa e motivada.

 

Lidere pelo exemplo

Liderar pelo exemplo significa viver os valores e a cultura da empresa não apenas pelas palavras, mas pelas ações. Dizer uma coisa e fazer outra é meio caminho andado para ter uma equipa desmotivada.

Por fim, sugerimos que faça o seguinte exercício: refletir e escrever os 5 valores mais importantes do seu negócio. De seguida partilhamos algumas sugestões que pode ou não adotar.
• Integridade
• Coragem
• Honestidade
• Confiança
• Responsabilidade
• Paixão
• Humildade
• Aprendizagem contínua
• Diversidade
• Simplicidade
• Inovação
• Empatia
• …

Uma equipa bem sucedida alcança o sucesso através da vontade de vencer de cada elemento, alinhada pelo compromisso e coragem para sair da zona de conforto e atingir patamares mais elevados de desempenho. É por essa razão que o trabalho de equipa requer valores fortes e um sentido de missão pelo qual todos se alinham. Com este artigo esperamos que tenha maior consciência dos valores que quer implementar na sua equipa, assim como os comportamentos que pretende ver alterados ou acrescentados.

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!