Desvinculação: Erros que levam o Cliente a desistir

Desvinculação dos Clientes Blog OnVirtualGym
Desvinculação dos Clientes Blog OnVirtualGym

11 Junho 2019 | Administração, Fitness

11 Junho 2019 | Administração, Fitness

Desvinculação dos seus Clientes

O simples facto de encontrar novos clientes e reter os mesmos é uma tarefa complexa e desafiante para qualquer ginásio nos dias de hoje, mas uma das grandes questões na área do Fitness concentra-se no facto de os clientes deixarem os ginásios sem motivo aparente, mas porquê?

Primeiramente devemos analisar o motivo que leva o potencial cliente a iniciar a prática de atividades físicas e, posteriormente, a fidelizar-se num ginásio.

Basicamente, são inúmeras as razões que podem levar à sua adesão, desde o desejo de realização pessoal (por exemplo: perda de peso, corpo tonificado, aumento de autoestima, entre outros), prática de exercício com o propósito de bem-estar, aconselhamento médico ou com o intuito de socializar.

Deste modo, descobrir a razão que leva o individuo a usufruir do seu serviço é o seu foco-chave, com o propósito de oferecer tudo o que o cliente necessita consoante a sua opção.

Um facto importante é que devemos ter em consideração que este processo consiste numa “relação” a médio/longo prazo, até ambas as partes alcançarem o sucesso que tanto procuram.

“Construir e nutrir um relacionamento com o seu cliente é um dos pontos de partida que deve apostar!”

Assim sendo, passemos a questionar a desistência prematura.

Segundo alguns estudos, quando um cliente faz a desvinculação num ginásio, o mesmo refere várias justificações, como falta de tempo, mudanças laborais/residenciais, alterações emocionais, entre outras mais.

O que alguns estudos explicam é que os clientes desistem devido a falhas na utilização do serviço do ginásio e, naturalmente, os mesmos não se disponibilizam a pagar por algo que não usufruem.

Numa primeira análise, devemos ter em consideração que um cliente que inicia a sua atividade num ginásio pode nunca ter exercido algum tipo de treino ou já não o faz frequentemente.

Por exemplo, as prescrições desajustadas fazem com que o cliente questione-se quanto à viabilidade do serviço e, por consequência, ocorre um afastamento que pode ser definitivo.

Lembre-se, o cliente é um ser humano, um dos primeiros focos passa por criar um elo de ligação com o mesmo, criar um vínculo relacional com toda a equipa de profissionais e proporcionar um serviço de qualidade que motive uma experiência inovadora, pois acredite, nada melhor do que o cliente sentir-se integrado no ginásio.

Passamos então a abordar cinco erros ligados à desvinculação dos clientes que consideramos importantes abordar neste artigo.

5 erros ligados à Desvinculação

Acompanhamento do seu Cliente!

Este ponto é descrito como o mais importante, pois designa-se pelo primeiro contato entre o cliente e a equipa de profissionais do ginásio.

O cliente tem um ou mais objetivos e, como tal, é necessário interagir e recolher o máximo de informação sobre o cliente, evitando deste modo propor metas demasiado desproporcionais.

Um erro muito comum na parte do acompanhamento acontece logo após a vinculação do cliente, com a inexistência de uma apresentação inicial das instalações e da equipa do ginásio, isto faz com que o seu cliente se questione quanto à sua escolha.

Salientamos que a app da OnVirtualGym é perspicaz na resolução deste problema, obtendo todo o tipo de informações relativas ao acompanhamento dentro do seu ginásio.

Integração do Cliente e Prescrição dos Planos.

Numa fase de integração temos de pensar em como o nosso serviço pode satisfazer as necessidades do cliente.

Existe uma obrigação primordial de recolher informações relativas ao estado do cliente, através de avaliações físicas e nutricionais, e claro, devemos personalizar e adaptar todo o nosso serviço a cada um dos clientes.

Contudo, é fundamental que o cliente se sinta acompanhado, será necessário relembrar que estamos a lidar com seres humanos, e como tal devemos ter uma aproximação mais pessoal e uma preocupação constante, resumindo, faça-o sentir-se único!

Qualidade do seu Serviço!

Qual o sentido de tornar o seu cliente fidelizado ao seu ginásio se não presta um serviço de qualidade? Será que é mesmo possível reter um cliente só com acompanhamento?

Se ele veio até ao seu ginásio é porque necessita do seu serviço, a qualidade é o fator que difere entre reter esse mesmo cliente ou o “perder” o mesmo para um outro ginásio.

Salientamos que o seu serviço deve ser o mais otimizado possível!

Facilitar inicialmente numa prescrição de treino/alimentar é crucial, com o objetivo de adaptar um novo cliente a novos hábitos e, consequentemente, deixar o mesmo usufruir e ganhar interesse pelo seu serviço.

Motivação dos seus clientes.

O cliente tem de usufruir do serviço, mas a partir do momento que este se torna um “obrigação” pode ter a certeza que a sua desvinculação está próxima!

Após algum tempo, o acompanhamento pode “esfriar”, mas é algo que deve ter em atenção e não pode deixar acontecer!

Traçar novos objetivos com o cliente é crucial, através de novos planos definidos e que gradualmente devem ter uma maior dificuldade.

A maior motivação é quando se obtém resultados e, por vezes, esta tarefa é facilitada através da diversidade de atividades.

Sugerimos que aborde mais a vertente das Aulas de Grupo! Pode crer que dão motivação extra, pois, nestas atividades, existe a componente de socializar com outros clientes do seu ginásio.

Contudo, caso possível, preste o seu serviço com equipas diversificadas! Crie novas relações entre o cliente e os seus profissionais, isto faz com que o mesmo não entre numa fase monótona e socialize mais…pode crer que o mesmo vai necessitar de frequentar mais o seu ginásio.

Atividades Extra no seu ginásio!

Nada melhor para o seu cliente do que sentir-se integrado no grupo do seu ginásio!

Faça atividades fora do contexto do seu ginásio, com o intuito de quebrar a monotonia que possa existir no mesmo!

Por exemplo, eventos de comemoração, como jantares do grupo de ginásio ou atividades fora das suas instalações.

Assim sendo, não se esqueça de convidar o seu cliente e saliente que faz questão com que o mesmo compareça nessas mesmas atividades.

O seu cliente vai sentir-se especial com o seu convite e sem dúvida que a sua retenção tende a melhorar.

“A influência da qualidade do seu serviço é devastadora para a realização e retenção do seu cliente!”

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Resumidamente, como reter os clientes???

Com o relacionamento e a prestação de um serviço de qualidade, o seu ginásio pode prosperar!

Existem inúmeros fatores para o insucesso, mas primeiramente deve-se evitar cometer erros básicos e desenvolver melhorias, afinal, o seu serviço é proporcionado para os clientes se sentirem realizados, não para tomar como um encargo extra.

Com este tópico pretendemos demonstrar como a sua retenção de clientes pode aumentar com a resolução dos erros descritos neste artigo.

Agradecemos por nos acompanhar na leitura deste artigo e não se esqueça de deixar o seu comentário, pois a nossa intenção é melhorar para podermos ajudá-lo da melhor forma.