Como Evitar a Desvinculação de Clientes do seu Ginásio

Desvinculação dos Clientes
Desvinculação dos Clientes

11 Junho 2019 | Administração, Fitness

11 Junho 2019 | Administração, Fitness

Desvinculação dos seus Clientes

O simples facto de encontrar novos clientes e reter os mesmos é uma tarefa complexa e desafiante para qualquer ginásio nos dias de hoje, mas uma das grandes questões na área do Fitness concentra-se no facto de os clientes deixarem os ginásios sem motivo aparente, mas porquê?

Primeiramente devemos analisar o motivo que leva o potencial cliente a iniciar a prática de atividades físicas e, posteriormente, a fidelizar-se num ginásio.

Basicamente, são inúmeras as razões que podem levar à sua adesão, desde o desejo de realização pessoal (por exemplo: perda de peso, corpo tonificado, aumento de autoestima, entre outros), prática de exercício com o propósito de bem-estar, aconselhamento médico ou com o intuito de socializar.

Deste modo, descobrir a razão que leva o individuo a usufruir do seu serviço é o seu foco-chave, com o propósito de oferecer tudo o que o cliente necessita consoante a sua opção.

Um facto importante é que devemos ter em consideração que este processo consiste numa “relação” a médio/longo prazo, até ambas as partes alcançarem o sucesso que tanto procuram.

“Construir e nutrir um relacionamento com o seu cliente é um dos pontos de partida que deve apostar!”

Assim sendo, passemos a questionar a desistência prematura.

Segundo alguns estudos, quando um cliente faz a desvinculação num ginásio, o mesmo refere várias justificações, como falta de tempo, mudanças laborais/residenciais, alterações emocionais, entre outras mais.

O que alguns estudos explicam é que os clientes desistem devido a falhas na utilização do serviço do ginásio e, naturalmente, os mesmos não se disponibilizam a pagar por algo que não usufruem.

Numa primeira análise, devemos ter em consideração que um cliente que inicia a sua atividade num ginásio pode nunca ter exercido algum tipo de treino ou já não o faz frequentemente.

Por exemplo, as prescrições desajustadas fazem com que o cliente questione-se quanto à viabilidade do serviço e, por consequência, ocorre um afastamento que pode ser definitivo.

Lembre-se, o cliente é um ser humano, um dos primeiros focos passa por criar um elo de ligação com o mesmo, criar um vínculo relacional com toda a equipa de profissionais e proporcionar um serviço de qualidade que motive uma experiência inovadora, pois acredite, nada melhor do que o cliente sentir-se integrado no ginásio.

Passamos então a abordar cinco erros ligados à desvinculação dos clientes que consideramos importantes abordar neste artigo.

5 erros ligados à Desvinculação

Acompanhamento do seu Cliente!

Este ponto é descrito como o mais importante, pois designa-se pelo primeiro contacto entre o cliente e a equipa de profissionais do ginásio.

O cliente tem um ou mais objetivos e, como tal, é necessário interagir e recolher o máximo de informação sobre o cliente, evitando deste modo propor metas demasiado desproporcionais.

Um erro muito comum na parte do acompanhamento do cliente no ginásio acontece logo após a vinculação, com a inexistência de uma apresentação inicial das instalações e da equipa do ginásio, isto faz com que o seu cliente se questione quanto à sua escolha.

Salientamos que a app da OnVirtualGym é perspicaz na resolução deste problema, obtendo todo o tipo de informações relativas ao acompanhamento dentro do seu ginásio.

Integração do Cliente e Prescrição do Plano de Treino e Nutrição.

Numa fase de integração temos de pensar em como o nosso serviço pode satisfazer as necessidades do cliente.

Existe uma obrigação primordial de recolher informações relativas ao estado do cliente, através de avaliações físicas e nutricionais, e claro, devemos personalizar e adaptar todo o nosso serviço a cada um dos clientes.

Contudo, é fundamental que o cliente se sinta acompanhado, será necessário relembrar que estamos a lidar com seres humanos, e como tal devemos ter uma aproximação mais pessoal e uma preocupação constante, resumindo, faça-o sentir-se único!

Qualidade do seu Serviço!

Qual o sentido de tornar o seu cliente fidelizado ao seu ginásio se não presta um serviço de qualidade? Será que é mesmo possível reter um cliente só com acompanhamento?

Se ele veio até ao seu ginásio é porque necessita do seu serviço, a qualidade é o fator que difere entre reter esse mesmo cliente ou o “perder” para um outro ginásio.

Salientamos que o seu serviço deve ser o mais otimizado possível!

Facilitar inicialmente numa prescrição de treino/alimentar é crucial, com o objetivo de adaptar um novo cliente a novos hábitos e, consequentemente, deixar o mesmo usufruir e ganhar interesse pelo seu serviço.

Motivação dos seus clientes.

O cliente tem de usufruir do serviço, mas a partir do momento que este se torna um “obrigação” pode ter a certeza que a sua desvinculação está próxima!

Após algum tempo, o acompanhamento pode “esfriar”, mas é algo que deve ter em atenção e não pode deixar acontecer!

Traçar novos objetivos com o cliente é crucial, por exemplo, através de novos planos de treino definidos e que gradualmente devem ter uma maior dificuldade.

A maior motivação é quando se obtém resultados e, por vezes, esta tarefa é facilitada através da diversidade de atividades.

Sugerimos que aborde mais a vertente das Aulas de Grupo! Pode crer que dão motivação extra, pois, nestas atividades, existe a componente de socializar com outros clientes do seu ginásio.

Contudo, caso possível, preste o seu serviço com equipas diversificadas! Crie novas relações entre o cliente e os seus profissionais, isto faz com que o mesmo não entre numa fase monótona e socialize mais…pode crer que o mesmo vai necessitar de frequentar mais o seu ginásio.

Atividades Extra no seu ginásio!

Nada melhor para o seu cliente do que sentir-se integrado no grupo do seu ginásio!

Faça atividades fora do contexto do seu ginásio, com o intuito de quebrar a monotonia que possa existir no mesmo!

Por exemplo, eventos de comemoração, como jantares do grupo de ginásio ou atividades fora das suas instalações.

Assim sendo, não se esqueça de convidar o seu cliente e saliente que faz questão com que o mesmo compareça nessas mesmas atividades.

O seu cliente vai sentir-se especial com o seu convite e sem dúvida que a sua retenção tende a melhorar.

“A influência da qualidade do seu serviço é devastadora para a realização e retenção do seu cliente!”

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Resumidamente, como reter os clientes???

Com o relacionamento e a prestação de um serviço de qualidade, o seu ginásio pode prosperar!

Existem inúmeros fatores para o insucesso, mas primeiramente deve-se evitar cometer erros básicos e desenvolver melhorias, afinal, o seu serviço é proporcionado para os clientes se sentirem realizados, não para tomar como um encargo extra.

Depois de corrigir estes pontos deverá preferencialmente começar a sentir um decréscimo na desvinculação no seu ginásio, e assim, poderá começar na fidelização dos seus clientes.

Com este tópico pretendemos demonstrar como a sua retenção de clientes pode aumentar com a resolução dos erros descritos neste artigo.

4 Comments

  1. Joel Rocha

    Tentar criar laços entre clientes, amizades, fazer com que tenham parceiro de treino muito importante

    • Equipa OnVirtualGym

      Olá Joel,

      Muito obrigado pelo seu comentário e pela preciosa partilha de mais informação referente ao tópico deste artigo!

      Votos de muito sucesso!

  2. Maria Jorge Sá Dantas

    Boa tarde. Apesar de já dar aulas de grupo há uns anos e de ter a sorte de criar empatia com facilidade com os sócios, a minha mais valia é o contacto diário mesmo não indo ao ginásio todos os dias. Dou aulas em mais do que um UP. Daí ser impossível estar todos os dias fisicamente com eles. Essa situação levou-me a criar 3 grupos. Um do Mar Shopping, outro do S. João e o primeiro de todos JUMBO Maia. Partilho fotos, posts motivacionais e algumas brincadeiras.
    Inclusive convívios feitos pelos alunos do UP JUMBO foram ideias deles. Participei em todos porque realmente sinto-os como família. Deixo aqui uma reflexão : se os alunos nos convidam é porque realmente marcamos a diferença pela positiva. Não ignorem esses convites. São momentos destes que os fazem continuar mais tempo ao nosso lado. Quanto maior for o tempo de retenção MELHOR para todos.
    Obrigada Fitness UP pela partilha deste artigo e pelo seu conteúdo.

    • Equipa OnVirtualGym

      Olá Maria,

      Muito obrigado pelo seu comentário e pela preciosa partilha de mais informação referente ao tópico deste artigo!
      Saliento que concordo com a sua reflexão.

      Votos de muito sucesso!