Alergias VS Intolerâncias
Em consulta, uma das primeiras perguntas feitas, no questionário de avaliação do quadro clínico do cliente, é se tem alergias ou intolerâncias alimentares. E nesse mesmo tópico surgem respostas em que cliente confunde alergias com intolerâncias e muitas das vezes não estão diagnosticadas clinicamente. Começa por ser importante entender os conceitos.
Alergia alimentar
Reação adversa que ocorre quando o sistema imunológico reconhece erradamente um alimento como algo agressivo ao organismo. Os alergénios são os responsáveis por essa reação, sendo mais comum em crianças do que em adultos.
As reações podem variar de moderadas a graves, e em alguns casos podem ser fatais, sendo os sintomas visíveis entre alguns minutos até duas horas após a ingestão alimentar. As manifestações poderão ser muco-cutâneas (como erupções cutâneas, eczema, urticária, sensação de formigueiro na boca), gastrointestinais (vómito, dores abdominais, diarreia), respiratórias (pieira, dificuldade respiratória), cardiovasculares (diminuição da pressão arterial, perda de consciência).
Intolerância alimentar
Reação adversa após exposição ao alimento, sem que as manifestações incluam o sistema imunitário. Os sintomas apresentados são mais leves do que encontrados na alergia alimentar, e cada intolerância tem as suas características individuais, tanto no mecanismo de ação, assim como nos sintomas, diagnóstico e tratamento.
Neste tópico encontramos a intolerância à lactose e ao glúten, em que mesmo variando nos sintomas, engloba em grande maioria alterações no trato gastrointestinal (como cólicas, distensão abdominal, flatulência, náuseas, vómitos, entre outros).
Tanto numa situação como noutra um dos melhores auxiliares ao tratamento é a evicção alimentar, ou seja retirar o alimento/derivado alimentar dos hábitos da pessoa. No entanto, a retirada de um alimento ou grupo alimentar, implica que a dieta tenha ajustes, para garantir que são incluídos outros alimentos que promovem a qualidade nutricional e o aporte de vitaminas e minerais indispensáveis para o corpo.
Quando um atleta com necessidades nutricionais específicas, tem identificada uma alergia/intolerância alimentar, precisa de garantir que atinge os valores adequados às suas necessidades. Nesta situação, quando tem provas ou algum tipo de eventos, nem sempre é possível garantir a especificidade e particularidade dos alimentos oferecidos. Pode também ocorrer contaminação cruzada.
Esta última é a situação em que um alimento considerado seguro pode desencadear uma reação, apenas por ter entrado em contacto com um outro que contém um alergénio. É mais frequente e grave esta ocorrência quando o atleta tem alergias alimentares. Deste modo, torna-se crucial a correta leitura de rótulos de todos os alimentos apresentados, e por questões de segurança, levar a sua marmita com todos os alimentos adequados ao momento pré, intra e/ou pós-prova.
Com este cuidado, garantimos a segurança alimentar e o conforto, no caso de atletas que tenham alergia/intolerância alimentar, sem perder a riqueza nutricional da sua dieta.
Nutricionista, Jacinta Mendes
3341N
Acabe com o papel no seu Ginásio!
Inove o seu modo de Reservas!
Otimize a produtividade da sua Equipa!
Simplifique o Acompanhamento Nutricional!
Aumente a Taxa de Retenção!
Acabe com o papel no seu Ginásio!
Inove o seu modo de Reservas!
Otimize a produtividade da sua Equipa!
Simplifique o Acompanhamento Nutricional!
Aumente a Taxa de Retenção!
Acabe com o papel no seu Ginásio!
Inove o seu modo de Reservas!
Otimize a produtividade da sua Equipa!
Simplifique o Acompanhamento Nutricional!
Aumente a Taxa de Retenção!