Low-fat vs low-carb

Low-fat Low-carb
Low-fat Low-carb

3 Março 2021 | Nutrição

3 Março 2021 | Nutrição

Tanto quanto se sabe uma dieta deve ser prescrita com base em preferências pessoais, objetivos de saúde e sustentabilidade.

No entanto, abordando o tema inerente a dietas designadas como low-fat e low-carb, dietas com baixo teor de gordura e hidratos de carbono, respetivamente, os estudos que as comparam mostraram principalmente que a perda de peso individual pode variar consideravelmente.

As razões que parecem explicar o sucesso ou o fracasso das diferentes dietas nas respostas individuais, ainda não são bem explicados, no entanto os investigadores sugerem que esta resposta individual pode partir da sensibilidade à insulina ou determinados fatores genéticos. Apesar de os resultados de um ensaio clínico randomizado de um ano, mostrar que estes fatores não tiveram impacto na previsão do sucesso ou fracasso na perda de peso, sendo esta semelhante em ambos os grupos (grupo de dieta com baixo teor de gordura e grupo de dieta com baixo teor de hidratos de carbono).

Sendo que ao fim de 12 meses, o grupo com dieta com baixo teor de gordura perdeu em média 5,300 kg e o grupo com dieta com baixo teor de hidratos de carbono perdeu em média 6,000 kg, estes valores não são clinicamente relevantes nem estatisticamente significativos.

Durante os dois primeiros meses de estudo, os respetivos grupos foram instruídos a consumir apenas 20 g de gordura e 20 g hidratos de carbono por dia. A verdade é que nenhum dos grupos conseguiu manter esta ingestão por mais de 3 meses, sendo as quantidades atrás referidas aumentadas pelos próprios indivíduos. Os resultados mostram também que no grupo com dieta com baixo teor de hidratos de carbono, poucos foram aqueles que conseguiram consumir uma quantidade igual ou inferior a 50 g, limite de ingestão normalmente necessário para permanecer em cetose.

No decorrer deste processo, recomendações foram dadas no sentido de introduzir na alimentação diária alimentos de alta qualidade, nomeadamente, aumentar o consumo de vegetais, alimentos inteiros minimamente processados, densos em nutrientes e preparados em casa e diminuir o consumo de açúcares adicionados, farinhas refinadas e gorduras. Embora não tivessem acontecido diferenças significativas em relação ao peso, as diferenças surgiram em relação à qualidade da alimentação, dados recolhidos através de recordatórios alimentares.

A ingestão calórica geral foi quase idêntica em ambos os grupos, então os resultados sugerem que se não houver diferenças na ingestão calórica, para perda de peso nenhuma das dietas é superior.

É de extrema importância a aplicabilidade na vida real, estes resultados mostram claramente a importância da escolha de um estilo alimentar e a sustentabilidade.

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Conclusão

Resumindo, não existe uma “melhor dieta”. Quer a dieta low-fat quer a dieta low-carb pode ser uma via possível para a perda de peso, no entanto tem que se ajustar ao individuo que a vai realizar, pois a dieta saudável que funciona é aquela que o próprio indivíduo consegue seguir. Ainda mais, se a dieta escolhida não se prezar pela saciedade, facilmente o indivíduo voltará aos velhos hábitos.