Jejum Intermitente – 16:8
O jejum intermitente 16:8 para além de ser um tipo de jejum intermitente (alimentação com restrição de tempo) é também um tipo de alimentação, que consiste na abstinência de calorias durante 16 horas, sendo que durante as 8 horas seguintes é permitido ingerir alimentos de forma livre. Acrescentando que, este período livre de ingestão de alimentos pode ser combinado com défice calórico quando o objetivo passa pela perda de peso.
Benefícios da prática de Jejum Intermitente
Este tipo de alimentação parece ser uma estratégia viável quando o objetivo é com e sem restrição calórica:
– Reduzir o peso corporal;
– Reduzir gordura corporal;
Sendo necessárias ainda pesquisas adicionais para comprovar a seguinte afirmação, são já alguns os estudo que concluem que o jejum intermitente 16:8 pode reduzir a massa gorda enquanto preserva os músculos.
Ainda assim, este tipo de dieta pode ser uma alternativa a outros tipos de restrição calórica, quando mais não seja pelo efeito psicológico que estas provocam, uma vez que para alguns indivíduos a adesão é mais elevada.
Relativamente aos benefícios metabólicos verifica-se a necessidade de estudos adicionais uma vez que as evidências científicas existentes ainda não são claras.
Quanto aos efeitos colaterais, o jejum pode ser contra indicado em algumas situações, nomeadamente: diabetes tipo 1, distúrbios alimentares e na gravidez. Embora não tenha sido relatado pelos autores destes estudos algum efeito colateral torna-se necessário um cuidado especializado.
É de salvaguardar que durante a janela de jejum (16h) apenas água, água com gás, chá e café é permitido.
Jejum Intermitente 16:8 e Exercício Físico
Treino de resistência:
Foi realizado um estudo em 26 homens tinha como objetivo verificar como o jejum intermitente 16:8 se compara a uma dieta normal durante um período de exercícios de resistência. Chegando à conclusão que ambas as dietas funcionam, pois reduziram a:
– Massa corporal;
– Gordura corporal;
Não se verificando diferenças na composição corporal e desempenho muscular.
Um outro estudo com a duração de 8 semanas em 40 mulheres investigou a alimentação de jejum intermitente 16:8 com e sem suplementação (HMB – uma leucina metabólica que pode melhorar o crescimento muscular).
Então, as participantes foram divididas em dois grupos:
1. Tipo de alimentação – jejum intermitente 16:8 com HMB;
2. Tipo de alimentação – jejum intermitente 16:8 sem HMB;
Por forma a garantir a ingestão adequada de proteína foi fornecido um suplemento de proteína de soro de leite, uma vez que cada dieta apresentava défice calórico de 250 Kcal.
Quanto às conclusões deste estudo a massa gorda aumentou 2% no grupo controlo e 4-7% no grupo de jejum intermitente com HMB, contrariamente diminuiu cerca de 2-4% no grupo de jejum intermitente sem HMB. Em ambos aumentou a massa livre de gordura e houve hipertrofia muscular.
Estudos em indivíduos obesos classificam que o jejum intermitente 16:8 é uma restrição bem tolerada, com taxas de adesão relativamente altas e evidências preliminares de perda de peso bem-sucedida.
Acabe com o papel no seu Ginásio!
Inove o seu modo de Reservas!
Otimize a produtividade da sua Equipa!
Simplifique o Acompanhamento Nutricional!
Aumente a Taxa de Retenção!
Acabe com o papel no seu Ginásio!
Inove o seu modo de Reservas!
Otimize a produtividade da sua Equipa!
Simplifique o Acompanhamento Nutricional!
Aumente a Taxa de Retenção!
Acabe com o papel no seu Ginásio!
Inove o seu modo de Reservas!
Otimize a produtividade da sua Equipa!
Simplifique o Acompanhamento Nutricional!
Aumente a Taxa de Retenção!
Conclusão
Contudo, o jejum intermitente 16:8 pode ser uma excelente opção para aquele que pretendem perder massa e gordura corporal.