KPIs para ginásios: 4 indicadores de performance imprescindíveis

KPIs para ginásios
KPIs para ginásios

8 Março 2022 | Marketing

8 Março 2022 | Marketing

A quantidade de dados aos quais os gestores dos ginásios têm acesso é cada vez maior. Mas, com uma grande quantidade de assuntos para gerir, acompanhar esses dados pode-se revelar um grande desafio. Mais ainda quando precisa de conectar as ações e estratégias de marketing aos resultados do mundo real.

Existem muitas formas de medir a performance de um ginásio, mas é importante saber quais são as métricas mais importantes. Nem sempre é fácil decidir quais indicadores-chave de desempenho (KPIs) são mais importantes. Então como pode fazer para selecionar os mais indicados? Neste artigo vamos falar-lhe de 4 KPIs essenciais e que desempenham um papel vital no sucesso do ginásio.


A importância das KPIs na gestão do ginásio

O que é um indicador-chave de desempenho (KPI)?

Um KPI é essencialmente uma maneira de medir o sucesso de uma organização ou departamento quantificando as métricas mais importantes. Cada negócio tem os seus próprios KPIs com base nos seus objetivos, como é o caso dos ginásios. Estes funcionam como um barômetro, permitindo-lhe acompanhar o progresso do negócio e ajustar as estratégias de forma mais eficaz.

Nos ginásios como em qualquer outro negócio, os KPIs são a chave para o sucesso. Para ser financeiramente eficiente, um ginásio precisa saber reconhecer os números mais importantes e como eles se relacionam com metas pré-estabelecidas. Para além disso, os KPIs podem ser um grande auxílio aos gestores na tomada de decisão.

 

KPI #1: Turnover

O turnover é um KPI importante porque revela quantos membros estão a deixar o ginásio. Se é gestor de um ginásio é essencial que dedique tempo a analisar estes dados. Os clientes vão e vêm e isso é algo normal nos negócios. No entanto, se o turnover apresenta uma tendência de crescimento, precisa de identificar rapidamente os fatores que podem estar a contribuir para isso. A concorrência tem uma oferta mais competitiva? Existe alguma insatisfação com a qualidade dos serviços prestados? Considere a Análise SWOT para fazer o diagnóstico do seu ginásio.

KPI #2: Taxa de retenção de clientes

A taxa de retenção mede a percentagem de clientes que permanecem no ginásio ao fim de um determinado período (anual por exemplo). Este é um KPI que mede a “lealdade” e satisfação dos clientes em relação ao seu ginásio. Este é sem dúvida um KPI fundamental pois está ligado à viabilidade do negócio a médio e longo prazo. Quando a taxa de retenção é baixa precisa rapidamente de encontrar uma solução de forma a prevenir perdas futuras.

Assim que um membro sai porta fora é imperativo fazer-se algumas questões. Está a prestar um serviço eficaz? O espaço ainda garante as melhores condições para a prática de exercício? Aposta na formação e contínua melhoria do seu staff? Deve usar algum tipo de promoção? Reter clientes é garantia que o seu ginásio vai continuar a prosperar ano após ano.

 

KPI #3 – Receita por cliente

A receita por cliente é obtida pela divisão da receita anual pelo número de clientes. Muitas vezes os gestores dos ginásios medem o seu sucesso pelo número de clientes, mas essa é uma abordagem incompleta. O número de membros é importante, mas mais importante é quanto esse membro “traz” em receita para o ginásio. Com este KPI pode rapidamente fazer um diagnóstico ao seu ginásio e determinar quantos clientes precisa para ser lucrativo. Dessa forma pode obter maior clareza sobre as estratégias e objetivos futuros.

 

KPI #4 Média de presença nas aulas de grupo

A frequência média das aulas de grupo é uma parte muito importante da gestão do ginásio. Este KPI deve ser avaliado porque as aulas de grupo são um dos maiores pontos de venda para muitos ginásios. Desde o crossfit ao cycling ou às aulas de aeróbica, muitos são os clientes que escolhem os ginásios pela oferta de um serviço específico. Ao monitorizar este KPI vai poder identificar quais as aulas mais lucrativas e aquelas que precisam de uma estratégia diferente. Pode, ainda, medir quais os horários que mais se ajustam às necessidades dos seus membros.

Conclusão

Como gestor de um ginásio tem paixão, compromisso e dedicação para oferecer aos seus clientes um excelente serviço. Para continuar a levar o seu ginásio ao sucesso, precisa de satisfazer os membros e combinar as suas necessidades com a sua melhor oferta. Com estes 4 KPIs vai obter informação essencial para tomar as melhores decisões estratégicas, definir metas para o seu negócio e gerenciá-las com eficácia. Coloque-as em prática e partilhe connosco o seu feedback.

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!