Não cometa estes erros no seu Marketing de Conteúdos!

Marketing de Conteúdos
Marketing de Conteúdos

20 Setembro 2022 | Marketing

20 Setembro 2022 | Marketing

Marketing de Conteúdos é uma técnica que envolve a criação de conteúdos de alta relevância, valor e qualidade de forma a impactar uma determinada audiência. A criação de conteúdos, transversal a todo o Ecossistema Digital, procura concretizar os objetivos estabelecidos, desde a angariação de leads à aquisição de novos clientes.

Existem várias formas através das quais podemos criar ótimos conteúdos. Ainda assim, somos todos Humanos. Cometemos erros. Partilhamos o conteúdo errado, ou de forma errada, ou no timing errado. E isso origina frustração, tempo perdido e, no pior dos casos, objetivos não atingidos. Num minuto pode deitar toda a sua estratégia a perder. Por isso, sugerimos que esteja atento e tome nota destes 5 erros comuns.

Ausência de Estratégia

O problema com muitas marcas que apostam na criação de conteúdos é a falta de estratégia. Partilham conteúdos que acham interessantes mas que não tem nada a ver com a sua audiência. Não tem um plano de conteúdos trabalhado e otimizado e por isso as suas redes sociais e newsletter são atualizadas quase de forma aleatória e sem grande consistência.

Se ainda não tem uma estratégia definida é preferível começar por aí. Quem é o seu público-alvo? Em que plataformas quer estar presente? Que formato de conteúdos (vídeo, blog, podcast) vai utilizar? Qual é a periodicidade?

Esse é o primeiro passo. Sem estratégia os resultados não vão aparecer.

Conteúdos pouco credíveis

Trair a confiança da sua audiência é um dos piores erros que pode cometer. Infelizmente são vários os casos de publicidade enganosa, prometer coisas que não pode cumprir, fazer spam, entre outras práticas menos corretas. Com certeza já se deparou com situações de clickbait, clicando ao engano num conteúdo que não tinha nada a ver com aquilo que prometia. Tenha tolerância zero em relação a conteúdos com pouca credibilidade, é a reputação da sua marca que está em jogo.

Muito foco na venda e pouco no valor do conteúdo

Para além dos conteúdos pouco credíveis, os consumidores tem tendência a rejeitar também aqueles que são demasiado promocionais. Estamos a falar daquele tipo de conteúdos que estão sempre a querer vender alguma coisa….sempre! Se o seu conteúdo se focar muito na venda não só vai ser demasiado óbvio como pode gerar o efeito contrário ao pretendido.

Ao invés de se focar naquilo que o conteúdo pode obter dos consumidores, procure perceber de que forma os consumidores podem retirar algo de valor do conteúdo. Desta forma vai Ao invés de se focar naquilo que o conteúdo pode obter dos consumidores, procure perceber de que forma os consumidores podem retirar algo de valor do conteúdo. Desta forma vai colocar a perceção dos consumidores naquilo que eles podem ganhar, uma vez que partilha conteúdo de elevado valor. Assim irá gerar uma relação de confiança e empatia.

Falta de paciência

Os resultados da sua estratégia não aparecem da noite para o dia. Um erro muito comum é estar a trocar de conteúdos e de estratégia a toda a hora. Quando se procede dessa forma torna-se mais difícil perceber se a estratégia de conteúdos está a funcionar ou não. Dê tempo ao tempo e trace objetivos de curto prazo, mas também de médio e longo prazo. Ao fim de algum tempo, com uma amostra de dados mais robusta, torna-se mais fácil fazer os ajustes necessários.

Inconsistência

Se quer retirar o máximo proveito dos seus conteúdos é fundamental que siga um plano de conteúdos devidamente calendarizado. Um erro que deve evitar é ter “picos” nas suas publicações. Por outras palavras, ter um período de muitas publicações e depois passar o resto do tempo sem dar notícias. Isto até pode ser válido para alguns negócios (por exemplo uma estância de sky que só abre dois meses durante o ano) mas normalmente acontece por puro desleixo ou esquecimento. Isso acaba por gerar esquecimento idêntico na mente da sua comunidade de seguidores.

Conclusão

Tome nota destes erros e irá estar mais preparado para desenvolver um plano de Marketing de Conteúdos bem-sucedido. E, para terminar, aproveite para acrescentar mais alguns pontos a esta lista. Deixe-nos as suas sugestões aqui nos comentários.

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!