Como reconquistar sócios antigos para o seu Ginásio

As 10 principais barreiras que atrasam o crescimento do seu negócio de fitness
As 10 principais barreiras que atrasam o crescimento do seu negócio de fitness

11 Junho 2024 | Administração

11 Junho 2024 | Administração

Notou uma redução no número de sócios do seu ginásio? Talvez tenha percebido um aumento significativo de cancelamentos e queira fazer algo para trazer essas pessoas de volta. Talvez tenha feito mudanças, oferecido novas aulas ou simplesmente sinta que elas não aproveitaram tudo o que o seu ginásio tem para oferecer.

Seja qual for o motivo, saiba que reconquistar sócios antigos é fundamental para o sucesso a longo prazo do seu negócio. Investir naqueles que já conhecem a sua marca é muito mais barato e eficaz do que atrair clientes completamente novos.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas e estratégias para reconquistar sócios.

Por que é que os sócios antigos são tão importantes?

Primeiro, precisamos definir quem é considerado um sócio antigo. Pode ser alguém que ficou apenas um mês ou alguém que frequentou o ginásio por anos. É claro que cada caso é um caso, e a abordagem para os reconquistar deve ser diferente.

No entanto, todos têm algo em comum: já demonstraram interesse em frequentar um ginásio, o que facilita o seu retorno. Além disso, reconquistar sócios antigos é muito mais barato do que atrair novos clientes. O marketing digital, por exemplo, tem um custo alto por clique, enquanto que o e-mail marketing, ideal para contactar antigos sócios, é bem mais acessível.

Segmente os sócios antigos

Nem todos os sócios antigos têm o mesmo valor para o Ginásio. Vamos analisar alguns fatores para os segmentar:

  • Tipo de plano: Sócios que tinham planos premium, que incluíam personal trainers e todas as aulas, são mais valiosos do que aqueles que tinham o plano mais básico.
  • Duração da assinatura: Alguém que ficou um mês dificilmente terá o mesmo comprometimento que alguém que frequentou o ginásio por vários meses.
  • Frequência de treino: Alguém que ia ao ginásio uma vez por mês durante seis meses pode ter saído por falta de uso. É preciso avaliar se vale a pena investir para que essa pessoa volte.

Como reconquistar sócios antigos

  • Evite que eles saiam: A melhor forma de reconquistar sócios é nunca os perder. Mantenha a sua base de sócios atual satisfeita oferecendo um bom atendimento, promoções para indicar amigos e descontos em lojas parceiras.
  • Questionário de saída: Quando um sócio pede para cancelar a assinatura, peça que ele responda a um questionário rápido. Descubra o motivo da saída para o conseguir abordar de forma mais assertiva no futuro. Por exemplo, se a pessoa está numa fase de mudança de localidade ou cidade não adianta oferecer descontos.
  • Utilize a janela de cancelamento: A maioria das assinaturas de ginásio são mensais. Isto significa que tem um tempo, entre o pedido de cancelamento e o último dia de acesso para tentar convencer o sócio a ficar. Aproveite esse período para oferecer descontos ou sessões de personal training gratuitas para motivar o sócio a continuar no ginásio.
  • Incentivos e ofertas: Oferecer descontos é uma estratégia comum para reconquistar sócios. No entanto é preciso analisar o perfil do ex-sócio para que a oferta seja valiosa para ele. Não adianta oferecer um desconto grande para alguém que costumava aproveitar promoções e sair logo depois. Para sócios premium que frequentavam frequentemente o ginásio, um desconto pode ser um bom incentivo.
      • Dica: ofereça a isenção da taxa de matrícula para sócios antigos. 
  • Atualizações sobre o ginásio: Nem sempre é possível oferecer descontos ou fazer renovações. Nestes casos, mantenha contacto com os sócios antigos através do envio de conteúdo relevante, como receitas saudáveis, exercícios para fazer em casa e dicas de motivação. Tenha cuidado para não enviar e-mails com muita frequência. Um e-mail semanal e um informativo mensal podem ser suficientes.
  • Ligue para os sócios mais importantes: Fazer ligações personalizadas é mais eficiente do que e-mails em massa. Ligue para os sócios que tinham planos premium e frequentavam bastante o ginásio. Pergunte o motivo da saída e tente convencê-los a voltar.

Reconquistar sócios antigos é fundamental para o sucesso do seu ginásio

Ao focar-se na reconquista de ex-sócios, estará a investir em pessoas que já conhecem a sua marca e os seus serviços. Isto significa um retorno sobre o investimento (ROI) mais rápido e um aumento na fidelidade dos clientes.

Lembre-se:

  • Segmente os seus ex-sócios: Priorize aqueles que tinham planos premium e frequentavam o ginásio com frequência.
  • Ofereça incentivos personalizados: Descontos, isenção da taxa de matrícula e personal training gratuito podem ser boas opções.
  • Mantenha contacto: Envie e-mails com conteúdo relevante e informativo, como dicas de saúde e fitness.
  • Faça chamadas personalizadas: Demonstre interesse em reconquistar os sócios mais importantes.

Com um pouco de esforço e dedicação, poderá reconquistar muitos ex-sócios e aumentar o sucesso do seu ginásio.

 

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *