Vitamina D

Vitamina D
Vitamina D

12 Outubro 2021 | Nutrição

12 Outubro 2021 | Nutrição

Atualmente a Vitamina D está no topo dos assuntos no que toca a suplementação vitamínica. Mas qual será realmente a importância desta vitamina e quais os prejuízos ou riscos para a saúde que o seu défice poderá provocar?

Vitaminas são substâncias orgânicas que desempenham um papel crucial em inúmeras funções biológicas, sendo necessárias em quantidades específicas para o funcionamento normal do metabolismo do corpo. Para que os seus níveis sejam mantidos, e as funções cumpridas na totalidade, é importante que a alimentação seja rica em vitaminas.

A Vitamina D tem como principal função manter os níveis de Cálcio no sangue, promovendo a absorção de Cálcio e Fósforo no intestino e da reabsorção óssea de Cálcio. Sendo assim um dos veículos principais para a manutenção de uma boa saúde óssea, prevenindo o raquitismo em crianças e a osteoporose, assim como o normal funcionamento muscular, do sistema imunitário.

FONTES DE VITAMINA D

A Vitamina D é obtida através de três tipos de fontes: exposição solar, dieta e suplementação.

Exposição solar: Tem sido assumida como a principal fonte de captação da vitamina D, uma vez que a pele é capaz de produzir após exposições solares regulares, este micronutriente na forma de vitamina D3. As recomendações passam por uma exposição solar frequente durante um curto intervalo de tempo (10 a 15 minutos), três vezes por semana.

Ainda assim, há alguns fatores que influenciam esta recomendação, tais como, a cor da pele, a latitude, estação do ano, vestuário e estilo de vida, podendo vir a ser necessário uma exposição mais frequente na semana.

Dieta: Como fonte natural de Vitamina D3 podemos destacar o óleo de fígado de bacalhau, mas também em outras peças comestíveis de peixes gordos (exemplo: salmão, sardinha, cavala e atum), gema de ovo e produtos lácteos, sobretudo no leite.

Suplementação: Os fatores que influenciam a síntese de Vitamina D através da exposição solar em conjunto com alterações nos padrões alimentares, tem levado a um aumento da preocupação da insuficiente ingestão de Vitamina D. Por estes motivos, surge a necessidade de suplementação em Vitamina D ou fortificar alguns alimentos comuns com esta vitamina.

O objetivo é corrigir a deficiência de Vitamina D, provocada sobretudo pelas questões ambientais (reduzida exposição ao sol), para que a saúde óssea seja mantida. O mais comum é vermos produtos lácteos (leite e iogurtes), assim como pão e cereais, suplementados com esta vitamina.

 

CAUSAS DO DÉFICE DE VITAMINA D

A deficiência de Vitamina D, tem sido associada a um aumento de risco de desenvolvimento de determinadas patologias. As mais conhecidas são o raquitismo em crianças e a osteomalacia (fragilidade óssea) em adultos. Com o défice desta vitamina é também comum haver um aumento da incidência de infeções, irritação, agravamento de doenças crónicas (exemplo artrite reumatoide) e dores generalizadas (musculares e ósseas).

Níveis baixos de Vitamina D, estão também presentes em indivíduos que sofrem quedas (e consequentemente fraturas frequentes) e que o seu estado físico esteja mais debilitado, uma vez que o relaxamento e contração muscular ficam prejudicados com esta carência, provocando dor e fraqueza muscular.

Para além do referido anteriormente, doenças como esclerose múltipla, síndrome do cólon irritável, asma, artrite reumatoide e o aumento do risco de mortalidade por doenças cardiovasculares, está associado a concentrações baixas de Vitamina D.

 

O importante é aumentar o consumo de produtos alimentares fontes de Vitamina D, assim como, fazer exposições solares frequentes, mas de curta duração, ao longo da semana.

 

Nutricionista, Jacinta Mendes
3341N

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!