Dicas preciosas para um cliente escolher o seu Ginásio

Feedback Blog OnVirtualGym
Feedback Blog OnVirtualGym

14 Janeiro 2020 | Marketing

14 Janeiro 2020 | Marketing

A indústria do fitness é altamente competitiva. Centenas de estabelecimentos procuram todos os dias captar a atenção e a adesão dos seus potenciais clientes. A oferta é cada vez maior e mais diversificada por isso, os gestores precisam de encontrar formas de se destacarem da concorrência. Da mesma forma que uma joia se destaca das demais na montra de uma ourivesaria, como gestor do seu ginásio tem de fazer com que o mesmo brilhe de forma diferente dos demais.

O seu ginásio é diferente, único e especial. Você sabe isso! A questão principal é saber se o futuro cliente também pensa da mesma forma. Em cada detalhe, estratégia, opção que toma na sua gestão, está a diferença que vai levar essa pessoa a escolher ou não o seu espaço.

O que é importante afinal?

Imagine que vai construir a estrutura de uma casa. Tem a areia, o cimento, a madeira, os tijolos, todo o material que precisa. Na hora de começar a construir, fica a saber que apenas pode usar um litro de água em toda a construção! Como deve calcular, essa casa não vai passar de um projeto. Imagine que vai comer o seu prato favorito com ingredientes de altíssima qualidade, saborosos e orgânicos, mas falta o sal, a pimenta, ou o ingrediente sem o qual o prato deixa de ser tão saboroso. Como já deve ter percebido, o que faz um ginásio de excelência é uma mistura de múltiplos ingredientes. São vários os fatores a ter em consideração para que o ginásio seja o “special one” dos ginásios. O seu futuro cliente vai estar atento a todos esses pormenores e, como se costuma dizer, “o diabo está nos detalhes”. É fundamental que tenha todos esses aspetos em consideração para a sua gestão estratégica.

Existem três fatores “macro” que são essenciais ter em consideração e que vão fazer toda a diferença na escolha do seu potencial cliente:
1. O espaço;
2. A oferta;
3. O staff.

A OnVirtualGym vai-lhe apresentar estes três fatores em maior detalhe.

1. O espaço
A praticabilidade e funcionalidade, o ambiente e a qualidade das instalações e equipamentos, vão motivar as pessoas a treinar e a passar mais tempo num espaço onde se sentem bem.
– O layout do espaço é funcional e permite às pessoas moverem-se de forma fluida;
– Existem áreas funcionais para as diferentes atividades onde as pessoas se podem exercitar de forma confortável;
– As condições térmicas, iluminação e a ventilação são adequadas, havendo um bom aproveitamento da luz natural;
– Os espaços estão bem sinalizados e as pessoas encontram facilmente o equipamento que precisam;
– O espaço tem um piso de qualidade e um design apelativo, com cores e estilo que refletem o branding da marca;
– As máquinas e equipamentos são de boa qualidade e estão em bom estado de funcionamento;
– O ambiente sonoro é agradável, sem ruídos desagradáveis e com agradável música de fundo;
– O espaço é limpo e asseado, assim como os balneários, a entrada e o espaço exterior;
– As avarias ou outros problemas ocasionais nas instalações são assinalados e resolvidos com brevidade.

2. A oferta
As pessoas não procuram apenas espaço e equipamento, elas também dão importância a fatores não tangíveis que as fazem sentir tratadas de forma personalizada. Tenha em consideração o perfil de sócio que pretende para o seu ginásio.
– Existe uma boa relação qualidade/preço;
– A oferta de serviços é diversificada e apelativa para o perfil de sócios pretendido;
– Existe inovação e renovação dos serviços oferecidos de forma equilibrada (ou seja não há estagnação mas também não se está a mudar os serviços oferecidos a toda a hora);
– As pessoas esclarecem com facilidade as dúvidas que possam surgir;
– Existem promoções/programas de desconto alinhados por uma estratégia de marketing (programas off peak, promoções em época específica, desconto para grupos, condições especiais para membros mais antigos, etc.);
– Existem extras, por exemplo oferta de toalha, secadores de cabelo disponíveis no balneário, consulta mensal de nutrição gratuita, acesso a descontos para serviços personalizados (massagem, osteopatia), máquina de café ou água, etc;
– O acompanhamento é personalizado e ajustado às necessidades do cliente;
– Existe uma estratégia de comunicação e marketing que permite às pessoas estarem informadas dos eventos e informações importantes do ginásio.

3. O staff
Já tem as instalações, os equipamentos e os serviços que precisa para cativar o seu cliente. Agora falta o terceiro vértice do triângulo, as pessoas que tornam tudo isto possível! Podemos-lhe chamar o “fator humano”.
– As pessoas que constituem a equipa são simpáticas, prestáveis e qualificadas para responder às questões dos clientes;
– Existe um forte sentido de compromisso e espírito de equipa, todos “remam para o mesmo lado” e são o cartão-de-visita do ginásio;
– Existe know how técnico necessário para orientar, aconselhar, acompanhar e corrigir os clientes nas mais diversas atividades;
– Existe formação contínua de forma a manter a oferta atualizada em função das inovações que vão surgindo no mercado;
– De uma maneira geral existe um bom ambiente humano onde as pessoas se sentem acolhidas, apoiadas e também motivadas quando têm dificuldades.

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Conclusão

 

Em suma, estes são alguns dos aspetos a considerar e que podem ganhar a atenção, o coração, a motivação e a preferência do cliente que vai escolher o seu ginásio. É importante que se destaque da concorrência e isso reflete-se na forma como acrescenta valor e responde às necessidades das pessoas. Quando tem este foco, elas também saberão que a única escolha possível é aquela que a leva à porta do seu ginásio: apenas precisa de a abrir e as convidar entrar.