O que precisa de saber para escrever o Artigo de Blog Perfeito

O que precisa de saber para escrever o artigo de blog perfeito
O que precisa de saber para escrever o artigo de blog perfeito

18 Agosto 2020 | Administração, Marketing

18 Agosto 2020 | Administração, Marketing

Apesar da preponderância das redes sociais nos dias de hoje, o blog continua a ser uma óptima forma de trabalhar a estratégia de marketing digital. Sendo o Google o maior motor de pesquisas no mundo, quando as pessoas procuram algo específico, esta é uma oportunidade para se destacar com o artigo de blog “à medida”.

Como o pode fazer?

Com conteúdos úteis, atuais e que vão de encontro ao que o seu potencial cliente precisa. Imagine por exemplo o gestor de um ginásio que procura a melhor aplicação para prestar um serviço de excelência. Como é natural existem dúvidas que quer ver respondidas, e um artigo de blog pode ser a solução.

Este é apenas um exemplo, o essencial é ter um objectivo em mente na hora de escrever um artigo de blog. O que se pretende com esse artigo? Informar? Gerar curiosidade? Dar a conhecer um novo produto? Vender?

Escrever um artigo de blog, porém, requer tempo, foco e estratégia. A consistência é fundamental. Só dessa forma irá alimentar o blog com conteúdos de qualidade, de forma regular. Este é um processo trabalhoso mas que, com as dicas certas, pode trazer bons resultados para o seu negócio a médio e longo prazo.

Chegados a este ponto e sabendo da importância de criar um artigo de blog , o que podemos fazer?

A OVG compilou 10 dicas fundamentais para criar o artigo de blog perfeito.

Saiba quais são na lista que se segue.

1. Utilize um título apelativo, com as palavras adequadas para chamar a atenção. O título deve deixar o leitor com a “pulga atrás da orelha”. Em poucas palavras deve comunicar ao leitor a utilidade de ler o restante conteúdo.

2. Crie uma introdução que chame a atenção do leitor e incentive a ler mais ainda. O ideal é que a introdução do artigo de blog seja um resumo breve daquilo que vai falar, expressando a ideia já referida no título. A introdução deve ser clara, concisa e expressar sem dúvidas a utilidade da leitura.

3. Inclua perguntas ao longo do artigo de blog. As perguntas permitem mudar o ritmo da leitura, quebrando alguma monotonia que possa surgir. Mais importante, geram curiosidade.

4. Tenha em atenção as palavras-chave. Coloque no titulo e no primeiro parágrafo a palavra-chave que quer posicionar. Crie um bom título SEO optimizado para Google. Tenha também em atenção a utilização de um número adequado de palavras-chave ao longo do artigo de blog.

5. Utilize outro tipo de formatos ao longo do artigo. Uma página com texto de “cima a baixo” pode não ser o mais apelativo para quem está a ler. Utilize imagens, vídeos, infografias ou outros exemplos de conteúdos multimédia. Apele ao lado visual do seu leitor, utilizando conteúdos visuais de forma criteriosa e enquadrados com o texto.

6. Utilize tipografias de letra simples. Ao criar um artigo de blog precisa de ter em atenção que está a criar para o seu leitor uma experiência prazerosa. A leitura não deve ser cansativa. Utilizar negritos pode ser uma forma de realçar o conteúdo mais importante a reter.

7. Utilize parágrafos curtos e frases curtas, para tornar a leitura mais dinâmica. É essencial sintetizar a informação mais relevante. O cérebro humano tem uma capacidade limitada para processar informação. Evite utilizar parágrafos muito longos e carregados de conteúdo.

8. Utilize ícones ao longo do texto, de uma forma ponderada. Os ícones tornam a leitura mais fluida e apelativa, melhorando a estética visual. Permitem ao mesmo tempo dar destaque à informação mais relevante.

9. Utilize dados reais na hora de apresentar informação. Se utilizar estatísticas, números ou gráficos para auxiliar o artigo de blog, referencie as fontes de origem. Este tipo de informação enriquece o artigo e acrescenta autoridade.

10. Termine com uma conclusão. Esta é a parte do artigo que o leitor vai ver por último, por isso é importante resumir os aspectos mais importantes a reter. A conclusão deve servir como uma síntese final da mensagem que pretende transmitir.

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Conclusão:

Concluindo, algumas ideias chave a reter:

– Cative a atenção e mantenha o interesse do seu leitor, com um título e introdução que convidem a ler;

– Diversifique o conteúdo com imagens, vídeos, infografias, ícones e outros formatos;

– Tenha em atenção o SEO e a utilização das palavras-chave;

– Seja simples, claro e conciso na sua mensagem;

– Estruture o conteúdo e tenha um fio condutor com introdução, corpo de texto e conclusão;

– Alimente o blog com conteúdos atuais, relevantes e de forma consistente.

Pronto para escrever o artigo de blog perfeito?

Diga-nos o que achou destas dicas e coloque as mesmas em prática.