Ofereça um Serviço de Excelência e atraia clientes para o Ginásio!

Serviço de Excelência no Ginásio
Serviço de Excelência no Ginásio

14 Janeiro 2020 | Administração

14 Janeiro 2020 | Administração

A indústria do fitness é altamente competitiva. Centenas de estabelecimentos procuram todos os dias captar a atenção e a adesão dos seus potenciais clientes. A oferta é cada vez maior e mais diversificada por isso, os gestores precisam de encontrar formas de se destacarem da concorrência oferecendo um serviço de excelência e diferenciador. Da mesma forma que uma joia se destaca das demais na montra de uma ourivesaria, como gestor do seu ginásio tem de fazer com que o mesmo brilhe de forma diferente dos demais.

O seu ginásio é diferente, único e especial. Você sabe isso! A questão principal é saber se o futuro cliente também pensa da mesma forma. Em cada detalhe, estratégia, opção que toma na sua gestão, está a diferença que vai levar essa pessoa a escolher ou não o seu espaço.

O que é importante afinal?

Imagine que vai construir a estrutura de uma casa. Tem a areia, o cimento, a madeira, os tijolos, todo o material que precisa. Na hora de começar a construir, fica a saber que apenas pode usar um litro de água em toda a construção! Como deve calcular, essa casa não vai passar de um projeto. Imagine que vai comer o seu prato favorito com ingredientes de altíssima qualidade, saborosos e orgânicos, mas falta o sal, a pimenta, ou o ingrediente sem o qual o prato deixa de ser tão saboroso. Como já deve ter percebido, o que faz um ginásio ter um serviço de excelência é uma mistura de múltiplos ingredientes. São vários os fatores a ter em consideração para que o ginásio seja o “special one” dos ginásios. O seu futuro cliente vai estar atento a todos esses pormenores e, como se costuma dizer, “o diabo está nos detalhes”. É fundamental que tenha todos esses aspetos em consideração para a sua gestão estratégica.

Existem três fatores “macro” que são essenciais ter em consideração e que vão fazer toda a diferença na escolha do seu potencial cliente:
1. O espaço;
2. A oferta;
3. O staff.

A OnVirtualGym vai-lhe apresentar estes três fatores em maior detalhe.

O que influencia o serviço de excelência do seu Ginásio?

1. O espaço

A praticabilidade e funcionalidade, o ambiente e a qualidade das instalações e equipamentos, vão motivar as pessoas a treinar e a passar mais tempo num espaço onde se sentem bem.
– O layout do espaço é funcional e permite às pessoas moverem-se de forma fluida;
– Existem áreas funcionais para as diferentes atividades onde as pessoas se podem exercitar de forma confortável;
– As condições térmicas, iluminação e a ventilação são adequadas, havendo um bom aproveitamento da luz natural;
– Os espaços estão bem sinalizados e as pessoas encontram facilmente o equipamento que precisam;
– O espaço tem um piso de qualidade e um design apelativo, com cores e estilo que refletem o branding da marca;
– As máquinas e equipamentos são de boa qualidade e estão em bom estado de funcionamento;
– O ambiente sonoro é agradável, sem ruídos desagradáveis e com agradável música de fundo;
– O espaço é limpo e asseado, assim como os balneários, a entrada e o espaço exterior;
– As avarias ou outros problemas ocasionais nas instalações são assinalados e resolvidos com brevidade.

2. A oferta

As pessoas não procuram apenas espaço e equipamento, elas também dão importância a fatores não tangíveis que as fazem sentir tratadas de forma personalizada. Tenha em consideração o perfil de sócio que pretende para o seu ginásio.
– Existe uma boa relação qualidade/preço;
– A oferta de serviços é diversificada e apelativa para o perfil de sócios pretendido;
– Existe inovação e renovação dos serviços oferecidos de forma equilibrada (ou seja não há estagnação mas também não se está a mudar os serviços oferecidos a toda a hora);
– As pessoas esclarecem com facilidade as dúvidas que possam surgir;
– Existem promoções/programas de desconto alinhados por uma estratégia de marketing (programas off peak, promoções em época específica, desconto para grupos, condições especiais para membros mais antigos, etc.);
– Existem extras, por exemplo oferta de toalha, secadores de cabelo disponíveis no balneário, consulta mensal de nutrição gratuita, acesso a descontos para serviços personalizados (massagem, osteopatia), máquina de café ou água, etc;
– O acompanhamento é personalizado e ajustado às necessidades do cliente;
– Existe uma estratégia de comunicação e marketing que permite às pessoas estarem informadas dos eventos e informações importantes do ginásio.

3. O staff

Já tem as instalações, os equipamentos e os serviços que precisa para cativar o seu cliente. Agora falta o terceiro vértice do triângulo, as pessoas que tornam tudo isto possível! Podemos-lhe chamar o “fator humano”.
– As pessoas que constituem a equipa são simpáticas, prestáveis e qualificadas para responder às questões dos clientes;
– Existe um forte sentido de compromisso e espírito de equipa, todos “remam para o mesmo lado” e são o cartão-de-visita do ginásio;
– Existe know how técnico necessário para orientar, aconselhar, acompanhar e corrigir os clientes nas mais diversas atividades;
– Existe formação contínua de forma a manter a oferta atualizada em função das inovações que vão surgindo no mercado;
– De uma maneira geral existe um bom ambiente humano onde as pessoas se sentem acolhidas, apoiadas e também motivadas quando têm dificuldades.

Temos um artigo pensado para o ajudar a Recrutar os melhores profissionais para o seu ginásio e assim estar mais perto de atrair e fidelizar mais clientes.

Acabe com o papel no seu Ginásio! Form Check OnVirtualGym

Inove o seu modo de Reservas! Form Check OnVirtualGym

Otimize a produtividade da sua Equipa! Form Check OnVirtualGym

Simplifique o Acompanhamento Nutricional! Form Check OnVirtualGym

Aumente a Taxa de Retenção! Form Check OnVirtualGym

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Form Check OnVirtualGym Acabe com o papel no seu Ginásio!

Form Check OnVirtualGym Inove o seu modo de Reservas!

Form Check OnVirtualGym Otimize a produtividade da sua Equipa!

Form Check OnVirtualGym Simplifique o Acompanhamento Nutricional!

Form Check OnVirtualGym Aumente a Taxa de Retenção!

Conclusão

Em suma, estes são alguns dos aspetos a considerar e que podem ganhar a atenção, o coração, a motivação e a preferência do cliente que vai escolher o seu ginásio. É importante que ofereça um serviço de excelência que se destaque da concorrência e isso reflete-se na forma como acrescenta valor e responde às necessidades das pessoas. Quando tem este foco, elas também saberão que a única escolha possível é aquela que a leva à porta do seu ginásio: apenas precisa de a abrir e as convidar entrar.