Informação: Como obter Feedback dos seus Clientes

Feedback Blog OnVirtualGym
Feedback Blog OnVirtualGym

22 Janeiro 2019 | Administração

22 Janeiro 2019 | Administração

Feedback dos Clientes

Sabemos o quão importante é a otimização constante do seu serviço, com auxílio da ciência e tecnologia é possível inovar no acompanhamento dos seus clientes, para que estes se sintam realizados e consigam atingir os seus objetivos usufruindo do seu serviço, mas pode não ser o suficiente, sabia?

Neste artigo abordamos um assunto importante, que pode ajudar a melhorar o seu ginásio e o seu serviço.

O conhecimento é necessário, então o que tem a dizer sobre o feedback dos seus clientes? Estão satisfeitos com o serviço? Ou até mesmo com os seus profissionais?

Pois bem, não ignore este assunto! Necessita da opinião do seu cliente, sobre o que realmente deseja e pensa do seu serviço.

“Com um bom Feedback pode monitorizar a qualidade do seu serviço, o que lhe permitirá aumentar a rentabilidade do seu negócio!”

Mediante o exposto, deve questionar-se sobre o melhor método de auxílio para obter a apreciação dos seus clientes.

Por vezes, existe a “sorte” de receber feedback por parte de alguns clientes durante a prática da atividade física, no entanto, sabemos que nem todos o fazem, devido à possibilidade de “magoar” o profissional com a sua opinião, por constrangimento ou por outras razões.

Mas tudo bem, existe uma extensa variedade de opções para recolher a informação que necessita! Uma que abordamos neste artigo e, na nossa opinião, mais eficaz, é a utilização de questionários, sabe qual a razão?

Simples, o seu cliente pode dar a sua opinião sem ferir suscetibilidades, sendo honesto com a observação e consequentemente fornece críticas construtivas, e tudo isto sem perda de informações!

Seguidamente passemos a demonstrar as cinco dicas para obter um bom feedback, esteja connosco!

5 dicas para obter bom Feedback

Controle a sua personalidade, seja recetivo ás críticas e melhore!

O Feedback por parte dos seus clientes é importante para melhorar o seu serviço, mas de nada serve caso não esteja recetivo ás críticas, por isso não tenha qualquer ação/emoção negativa e aceite as opiniões dos mesmos!

Tenha em atenção que cada um tem as suas necessidades e, no caso de prestar um serviço, pode necessitar de adaptar o mesmo para os seus clientes.

Em suma…como pode prestar o melhor serviço se não está apto para o melhorar? Aprenda a ouvir e a lidar com opiniões menos positivas.

Recolher as informações sobre o seu serviço.

A recolha de informação com boa qualidade não tem preço, principalmente se esta ajuda a aperfeiçoar o seu serviço!

Dedique uns dias com o propósito de anotar todo o tipo de coisas que pretende aprimorar, questione os seus profissionais sobre a sua perspetiva, observe o seu serviço em ação e, com tudo isso, pegue nas suas anotações e comece por especificá-las em questões simples, vai ver que ajuda.

Por exemplo, assuntos relacionados com o treino, do tipo “Os Planos de Treino são acessíveis?” ou “As atividades propostas estão a deixá-lo satisfeito?”, são dois exemplos de questões que, após a resposta, pode ser necessário proceder a melhorias.

Como sugestão, tente não divagar e recolha apenas a informação necessária.

A estruturação das suas questões.

Sabe como estruturar as questões que vai fazer? Fique sabendo que não é simples de estruturar uma boa questão, mas é para isso que aqui estamos, para o ajudar.

Após recolher e organizar as informações sobre o seu serviço, as perguntas devem ser estruturadas para obter respostas específicas e de qualidade por parte dos seus clientes.

Num primeiro passo, utilize um tipo de linguagem simples e o mais direta possível, ou seja, deve ser específica e perspicaz.

Tenha apenas um foco por cada pergunta, evite deste modo múltiplas ideias numa só pergunta e, consequentemente, a sua má interpretação.

Organize as suas questões por categorias, por exemplo, não é bom num questionário de Treino ter perguntas sobre Marketing.

Nas categorias, faça uma ou mais questões abertas, o que permite ao seu cliente responder de um modo mais construtivo, criativo e descontraído.

Questionários para os seus clientes!

Faça questionários, passe a informação aos seus clientes e diga o quão importante pode ser para ambas as partes!

Recomendamos que durante os treinos, além do acompanhamento que faz, relembre os seus clientes que o facto de obter as suas opiniões pode contribuir para uma melhor experiência e resultados de ambas as partes. 

Caso note uma fraca adesão no preenchimento dos seus questionários, tenha em conta que este fator poderá estar associado a diversas razões, tais como: a falta de tempo do cliente, a sua dimensão, a fraca imagem, questões demasiado complexas/longas, lançamento do questionário em momentos desajustados, etc…

Tenha em atenção que a ajuda dos seus clientes na transmissão do seu feedback, torna possível tomar as devidas ações de forma a corrigir anomalias do seu serviço.

O auxiliar perfeito…a tecnologia!

Quando falamos na tecnologia estamos perante um dos maiores auxiliares no alcance e na obtenção de respostas por parte dos seus clientes.

Existem inúmeras opções para usufruir da mesma, em prol de resultados, como por exemplo, Email Marketing, Aplicações Móveis, Notificações Push, entre outras…

No caso das aplicações móveis, existe a possibilidade de uma forma ágil e iterativa de comunicar, de forma segmentada, com o seu público-alvo, enviando questionários dirigidos para as informações que pretende analisar.

Podemos assim concluir que a tecnologia vem criando mecanismos de forma prática e otimizada para que consiga abordar um maior número de clientes e obter uma maior percentagem de respostas.

“Torne a opinião do seu cliente espontânea, positiva e não forçada! O objetivo é “ouvir” o seu cliente.”

OnVirtualGym, a Aplicação do seu Ginásio!

Ver uma Demonstração! Contacte a nossa equipa para uma demonstração personalizada e compreenda como vamos ajudá-lo a alcançar os seus objetivos.

OnVirtualGym, a Aplicação do seu Ginásio!

Contacte a nossa equipa para mais informações.

Resumidamente, o Feedback pode ajudar?

Sim, pode ajudar e muito!

A informação é preciosa e, com uma boa utilização, pode aprimorar qualquer tipo de serviço, deste modo lembre-se, todos as opiniões dos seus clientes sobre o seu serviço são uma das “chaves principais” para a resolução de muitas das “falhas” no seu ginásio e no seu serviço.

Em conclusão, tenha em mente que só a recolha de informação não é suficiente! Deve estruturar e analisar minuciosamente a mesma para obter resultados.

Com este tópico pretendemos ajudar na aquisição do melhor feedback por parte dos seus clientes.

Agradecemos por nos acompanhar na leitura deste artigo e não se esqueça de deixar o seu comentário, pois a nossa intenção é melhorar para ajudá-lo da melhor forma.

2 Comments

  1. David Grácio

    A satisfação do nosso cliente, é o nosso objetivo diário.
    Estão aqui representadas boas ferramentas/ ações que tornam tudo tão mais fácil, dentro do que já é “fácil” e que por vezes tornamos mais difícil.
    Obrigado por estas dicas super pertinentes!

    Reply
    • support@onvirtualgym.com

      Boa tarde David,

      Muito obrigado pelo seu comentário, ficamos muito satisfeitos que o nosso artigo tenha sido do seu interesse e esperamos continuar a melhorar os nossos artigos para a partilha de conhecimento e melhoria do nosso mercado…

      Votos de muito sucesso!

      Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

OnVirtualGym ®